Uma nuvem funil surgiu em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, e chamou a atenção de moradores que passavam pelo local. Imagens mostram o fenômeno, que se formou logo após as fortes chuvas que atingiram a região da Baixada Santista nos últimos dias.
Veja o vídeo.
O caso foi registrado por dois homens que trabalhavam em uma obra na Riviera de São Lourenço. Segundo especialistas que analisaram as imagens, a nuvem tem aproximadamente 1 quilômetro de altura e pode ser observada de diversos pontos do litoral devido ao seu tamanho colossal.
O fenômeno pode ser confundido com uma tromba d’água, justamente pela semelhança, no entanto, de acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, não pode ser caracterizada assim, pois a nuvem não tocou a superfície do mar. Nas redes sociais, muitos moradores da cidade postaram imagens e chegaram a afirmar, em um primeiro momento, que se assustaram com o fenômeno.
De acordo com Rodolfo Bonafim, porém, a nuvem não tinha potencial para causar estragos na região. “Foi uma ameaça, foi uma pré-tromba d’água, vamos dizer assim, uma tromba d’água em formação. A causa desse fenômeno faz parte das áreas de instabilidade que atingiram a Baixada Santista nos últimos dias”, finaliza.
Fonte: G1