Cidades da Baixada Santista vão manter uso obrigatório de máscara ao ar livre após orientação do governo estadual

As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, anunciaram que vão seguir a recomendação do governo estadual e não liberar o uso de máscara em ambientes ao ar livre, medida que estava prevista para entrar em vigor no dia 11 de dezembro. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (2), pelo governador João Doria, que está em Nova York, nos Estados Unidos, a trabalho.

O governador do estado decidiu atender ao Comitê Científico, que recomentou manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos após a confirmação de casos três da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. Na recomendação feita ao governo, o Comitê apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante às vésperas do fim de ano, época de festas que tendem a gerar aglomerações.

O uso permanecerá obrigatório em todos os ambientes, seja externos ou em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.

“Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19”, diz a nota da pela gestão estadual.

Ciclistas em Santos, respeitando utilização da máscara de proteção (Foto: Vanessa Rodrigues/ Jornal A Tribuna)

Após o anúncio do Estado, Santos Peruíbe voltaram atrás e anunciaram que vão acatar a nova determinação, optando por manter o uso do equipamento mesmo em espaços abertos.

Em contato, GuarujáBertiogaPraia Grande e Itanhaém também confirmaram que vão seguir a recomendação feita pelo governador João Doria.

A Prefeitura de São Vicente destacou que havia sido contra a orientação anterior do governo, e que vai manter o uso de máscara obrigatório. Em Mongaguá, a recomendação aos moradores também é seguir usando o equipamento obrigatoriamente em espaços abertos.

A Prefeitura de Cubatão também seguirá a determinação do estado, e pontuou que em nenhum momento anunciou que iria desobrigar o uso de máscara.

Fonte: G1 – Foto: Vanessa Rodrigues/ Jornal A Tribuna

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas