Baixada Santista registra três mortes por afogamento, três resgates e dois desaparecimentos em 6 horas

Três pessoas morreram, três foram resgatadas e duas estão desaparecidas após terem sido arrastadas por correntes de retorno em praias do litoral de São Paulo. As ocorrências foram registradas em um período de 6h22, neste sábado (13), de acordo com levantamento feito com base nas informações divulgadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Os casos aconteceram nas praias de Itanhaém, Guarujá, Mongaguá e Praia Grande (leia mais abaixo). O GBMar explicou à equipe de reportagem que o mar estava agitado e, por este motivo, formaram-se fortes correntes de retorno.

Bombeiros durante as buscas de adolescente que se afogou em Praia Grande (SP) (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. De acordo com o GBMar, as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.

Ocorrências de afogamento registradas em 6h nas praias da Baixada Santista (SP)

CidadeMortesResgatesDesaparecimentos
Guarujá100
Itanhaém120
Mongaguá100
Praia Grande012
Total332

Fonte: Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)

Guarujá

Uma mulher, que ainda não foi identificada e aparenta ter aproximadamente 40 anos, morreu após se afogar na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, por volta das 12h28. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi submetida a manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Depois de 15 minutos de tentativas de reanimação na faixa de areia, a mulher foi levada ao Hospital Santo Amaro. O óbito foi constatado pela equipe médica.

Itanhaém

Um homem, de 38 anos, morreu após se afogar no mar da Praia do Suarão, em Itanhaém, por volta das 9h15. Ele chegou a ser socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. O filho dele, de 14, e do primo da vítima, de 13, também estavam no mar, foram resgatados e estão em observação na unidade de saúde.

De acordo com o GBMar, os moradores de Embu das Artes, no interior de São Paulo, estavam distantes da faixa de areia e começaram a ser arrastados por uma corrente de retorno, quando entraram em situação de afogamento.

Mongaguá

Um homem, de 57 anos, morreu após se afogar na praia de Mongaguá, por volta das 8h38. O morador de Várzea Paulista foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Agenor de Campos, onde o óbito foi constatado.

Praia Grande

Um jovem, de 22 anos, desapareceu após se afogar na praia do bairro Balneário Maracanã, em Praia Grande, por volta das 10h53. Uma equipe de guarda-vidas realizam buscas para encontrar o morador de São Paulo.

O GBMar também foi acionado para uma ocorrência no bairro Tupi, por volta das 15h. Na ocasião, o guarda-vidas encontrou um adolescente, de 14 anos, que conseguiu sair sozinho de uma situação de afogamento.

O menino, no entanto, contou que entrou no mar com um amigo, de 13, para “apostar corrida”. Eles teriam caído em um buraco e começaram o processo de afogamento. O GBMar realiza buscas para encontrar o outro adolescente, que é morador de São Paulo e não conseguiu sair das águas.

Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:

  • Não entre no mar em praias com sinalização
  • Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
  • Fique com a água abaixo da linha da cintura

Entenda como funciona a corrente de retorno (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas