O verão é a estação mais quente do ano e, apesar de muita gente esperar um janeiro de calor, praia e sol em toda a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, o mês tem se destacado por temperaturas amenas, tempo nublado e chuva fina, o que o deixa mais parecido com o inverno.
De acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, nos últimos dias os termômetros registraram 22°C. Ele ressaltou, ainda, que a chuva persistente combinada com o vento vindo do mar aumentam a sensação de frio na região.
“O tempo está muito fechado, e isso se deve ao sistema de zona de convergência vinda do Atlântico Sul [choque de ventos em direções opostas]. Isso trás um corredor de umidade desde a região da Amazônia”, disse Cassol.
Ainda segundo o meteorologista, a média de temperatura prevista para o mês é de no máximo 23°C. Historicamente, as temperaturas no mês ficam na casa dos 30°C.
Com relação as chuvas, o meteorologista esclarece que não estão acima do normal. Em Santos, o acumulado do mês até quarta-feira (11) é de 106,0 mm, sendo que a média histórica para o mês é de cerca de 330mm.
“O ano passado, por exemplo, foi mais chuvoso do que isso, inclusive nos primeiros dias do ano. As chuvas não estão em grande volume, mas de forma persistente”, explica Cassol.
Previsão para os próximos dias
Durante todo o mês de janeiro, a previsão do tempo será de tempo nublado e chuva de intensidade fraca a moderada. Questionado sobre a presença de sol, o meteorologista explicou que “deverá ter a presença de sol, mas entre nuvens e com muita instabilidade”.
As temperaturas devem começar a aumentar de forma gradual, mas ainda será abaixo do esperado por moradores e turistas que aproveitam as férias no litoral paulista. “Aos poucos o verão terá mais a cara do verão. Mas, janeiro será com cara de inverno e com características mais cinzas”, finaliza ele.
Área de Risco
Segundo o meteorologista, por conta das chuvas constantes, as áreas de risco podem ficar mais úmidas e escorregadias. A orientação da Defesa Civil de Santos é que os moradores fiquem atentos aos sinais e quaisquer alterações no solo ou na estrutura das casas. Caso sejam notadas situações fora do normal, a orientação é entrar em contato pelo telefone 193.
Além disso, o órgão estadual envia alertas via SMS à população. Para acionar o serviço basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 informando o CEP de onde reside. Assim, alertas específicos serão enviados quando a Defesa Civil julgar necessário.
Fonte: G1