Os últimos dias de 2024 devem ser marcados por pancadas de chuva no Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou no país na quinta-feira (26) deve trazer muita chuva para as áreas entre a Amazônia e o Sudeste ao menos até o dia 30.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
Segundo o diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado, Capitão Roberto Farina, a região deve ter uma atenção redobrada nos próximos dias, principalmente com a atuação da Zona de Convergência nas cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
“Há uma tendência de a Zona de Convergência ter atuação principalmente no Vale do Paraíba e Litoral Norte. A divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro pode ser bem afetada”, explicou.
“Uma atenção redobrada. A gente tem a Serra da Mantiqueira, que é um ponto bem crítico, que já tem um histórico também, divisa do Rio de Janeiro, São Luiz do Paraitinga, são pontos que fazem com que o gabinete de crise observe e tenha uma atenção especial”, completou.
Entre as principais cidades e os destinos mais procurados na região para o Réveillon, boa parte delas terá chuva durante a noite da virada. A chuva também deve se estender ao longo da tarde de terça-feira (31). A previsão é do site Climatempo, especializado em meteorologia.
A previsão do tempo para o Ano Novo indica que o Litoral Norte deve ter chuva na virada de ano. Segundo o Climatempo, a previsão é a seguinte:
- Ubatuba – Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
- Caraguatatuba – Sol com muitas nuvens passando a chuvoso à tarde. Chuva não para à noite.
- São Sebastião – Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva.
- Ilhabela – Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva.
Fonte: G1 – Foto: Lucas Tavares/g1