Morre filhote de golfinho resgatado após encalhar na Praia Grande, em Ubatuba, Litoral de SP

O Instituto Argonauta, que atua na conservação costeira e marinha, informou que o filhote de golfinho resgatado na Praia Grande, em Ubatuba, não resistiu e morreu nesta quinta-feira (26). Segundo o instituto, o animal recém-nascido era um macho, com 63cm e 2,6 kg.

    O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que também atuou no resgate, informou que a toninha estava encostada no canto direito da Praia Grande, quando foi socorrido.

    A corporação foi orientada que o animal ficasse hidratado e em local acolchoado para evitar lesões nas nadadeiras e cauda.

    Morre filhote de golfinho resgatado após encalhar na Praia Grande, em Ubatuba (Foto: Instituto Argonauta/Divulgação)

    Pouco tempo depois, uma equipe do Instituto Argonauta recolheu o animal para continuar o tratamento e monitoramento, mas ele não resistiu.

    O Argonauta informou que a reabilitação de filhotes de toninha apresenta desafios significativos.

    “Ainda são muito dependente e mamam o leite materno. Além disso, filhotes geralmente estão mais vulneráveis a infecções e ao estresse do encalhe, o que reduz as chances de sobrevivência mesmo com atendimento especializado”, informou em nota.

    O golfinho será submetido a necropsia, para avaliação e tentativa de identificar as causas do encalhe que auxiliem a fornecer dados importantes para a preservação da espécie.

    Filhote de golfinho é resgatado em praia de Ubatuba, no litoral de SP (Foto: Divulgação/GBMar)

    Fonte: G1

    Compartilhe
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp

    Notícias relacionadas