Ilhabela recebe a partir de amanhã (12/11) o Campeonato Sul-Americano da Classe Star 2021, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Mais de 30 velejadores estão confirmados, entre eles, o maior medalhista olímpico do País, Robert Scheidt.
Robert Scheidt estreia na competição, ao lado de Ubiratan Matos como proeiro. O evento marca o retorno de Scheidt à classe na qual conquistou três títulos mundiais e duas medalhas em olimpíadas, após dois anos de ausência. A última conquista do bicampeão olímpico, maior medalhista (cinco pódios) e recordista nacional em participações em Jogos (sete) no Sul-Americano de Star foi em 2018, no Rio de Janeiro, tendo Arthur Lopes como proeiro.
“Não velejo de Star desde o Campeonato Europeu de 2019 e, com certeza, estou um pouco enferrujado. Mas estou bastante animado em velejar com esse barco, que eu adoro, ainda mais em Ilhabela. Vai ser uma experiência nova correr com o Ubiratan, que me convidou. Nunca velejamos juntos e aproveitamos os dias antes do Sul-Americano para nos entrosar, acertar as manobras e regular o barco. Entro na disputa sem grandes cobranças e espero aproveitar ao máximo a competição”, comentou Robert, patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, contando com o apoio do COB e CBVela.
Scheidt, que mora na Itália, desembarcou ao Brasil dia 3 de novembro e rumou direto para Ilhabela. Além dos treinos com Ubiratan Matos, disputou o Campeonato Paulista de Star. No “esquenta” para o Sul-Americano, o bicampeão olímpico terminou com o vice-campeonato, atrás da dupla Jorge Zarif/Arthur Lopes.
Além de Scheidt e Zarif, estão confirmados para o Campeonato Sul-Americano de Star 2021 duplas como Alessandro Pascolato/Henry Boening, Juninho Jesus/Guilherme de Almeida, André Diomelli/Marcelo Jordão, Robert Rittscher/Marcelo Valland , Daniel De La torre (ARG)/Maurício Bueno, Pedro Lodovici/Samuel Gonçalves, entre outros. A competição será disputada até segunda-feira (15).
Fonte: PMI – Foto: GillesMorelle/SSL