O rompimento de uma válvula na tubulação de um canal em São Vicente, no litoral de São Paulo, causou um grande vazamento de água e deixou moradores receosos para a eventuais problemas com o fornecimento de água. O dano foi causado na manhã desta sexta-feira (29) por equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) que realizavam uma manutenção preventiva no local.
O problema foi registrado pelos moradores da Avenida Monteiro Lobato, no bairro Voturuá. A moradora Debora Nascimento, de 37 anos, contou que percebeu o vazamento por volta das 8h e se assustou com a pressão intensa da água. “Eu e os outros moradores estamos preocupados de ficar se abastecimento no bairro com tamanho desperdício”, revelou à reportagem.
Debora diz ter acionado, por telefone, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e, apesar das reclamações, a demanda demorou a ser atendida. “Litros e litros de água potável estão indo embora”, lamenta Debora.
A Sabesp informou que, em decorrência dos danos causados à adutora de água tratada, equipes trabalharam para resolver a situação em caráter emergencial. A companhia disse ter sido avisada sobre o rompimento pela prefeitura e que logo enviou técnicos ao local.
Ainda segundo a empresa, a distribuição de água é mantida pelo reservatório Voturuá, que abastece os bairros da Área Insular de São Vicente, alguns da Área Continental (Quarentenário, Jardim Irmã Dolores e Vila Ponte Nova), além de parte da Zona Noroeste de Santos, como a Vila São Jorge, Caneleira, Morro da Caneleira, Jardim Castelo, Areia Branca, Santa Maria, Rádio Clube, Bom Retiro, Ilhéu Alto e Baixo.
“Não sentirão alteração no consumo os ocupantes de imóveis com caixas-d’água dimensionadas para, ao menos, 24 horas de consumo, de acordo com as normas técnicas. E para atender emergências, a Sabesp disponibiliza caminhões-tanque”, disse em nota.
O local precisou ser interditado pelos agentes de trânsito. Em nota, a prefeitura informou que equipes da Sabesp e da própria administração municipal se dirigiram ao local para que nenhum morador fosse prejudicado. O vazamento foi contido por volta das 14h.
A população pode entrar em contato com a companhia pelos canais de atendimento, que funcionam durante 24 horas, pelos telefones 195 ou 0800-0550195.
Fonte: G1