O Departamento Hidroviário (DH) interditará por 24h a passagem exclusiva de ciclistas e pedestres na travessia mista entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A suspensão do serviço será realizada entre 21h desta sexta-feira (18) e 21h de sábado (19), em razão de obras na travessia.
Conforme o DH, a interrupção é necessária devido aos serviços de modernização e melhorias na travessia. A utilização das balsas permanece inalterada para carros, motos, ônibus e caminhões.
Obras no flutuante
Durante o período de interrupção, o departamento realizará a troca do flutuante da travessia mista no lado de Santos, o que ampliará a segurança e conforto aos usuários.
Por meio do DH, a Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo está investindo R$ 1,9 milhão na obra.
Com a suspensão, a opção para ciclistas e pedestres se deslocarem de uma cidade a outra é a faixa exclusiva no bolsão dos veículos, que será criada para que pessoas e ciclistas possam entrar na balsa.
Modernização
A troca do flutuante no lado de Santos é uma das obras de modernização que estão em andamento. Desde 2019, a secretaria realiza investimentos importantes, o que já permitiu uma melhora significativa no serviço e agilidade no atendimento aos usuários.
Em janeiro deste ano, o DH entregou a segunda e última fase das obras do atracadouro na travessia entre Santos e Guarujá.
Trata-se de um atracadouro misto, destinado ao embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos. Esse serviço, realizado sem recursos públicos, foi contratado pela empresa responsável pelo navio dinamarquês que, em junho do ano passado, danificou as plataformas da balsa.
Fonte: G1