Um recém-nascido de toninha, espécie de golfinho, encalhou nesta terça-feira (20), na praia Ocian, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O animal chegou a ser resgatado pelo Instituto Biopesca, porém, morreu durante o transporte para o instituto
A equipe do Biopesca foi acionada para atender uma ocorrência de encalhe na praia Ocian, por volta das 10h. Quando os agentes chegaram ao local, eles perceberam que se tratava de uma toninha fêmea recém-nascida. Ela apresentava sinais de afogamento e dificuldade para respirar.
Os agentes tentaram melhorar o sistema respiratório do animal, além de aplicar anti-inflamatórios e aquecê-lo. No entanto, mesmo com o pronto atendimento, o animal foi a óbito durante transporte para o Instituto Biopesca.
A toninha pesava 3 kg e tinha 63 centímetros de comprimento. O animal recém-nascido ainda apresentava resquícios de cordão umbilical.
Em nota, o Instituto Biopesca explica que embora não tenha sido possível determinar o motivo do encalhe da toninha, é possível que ela tenha se perdido de sua mãe. “Nesse estágio de vida, a toninha ainda necessita dos cuidados maternos”, afirmou o instituto, em nota.
A instituição ressaltou que qualquer animal marinho encontrado encalhado na praia não pode ser devolvido ao mar. “Os órgãos competentes, a exemplo do Instituto Biopesca, devem ser acionados de forma imediata para que o resgate seja realizado o mais rápido possível”, informou.
Fonte: G1