Um gollfinho filhote da espécie Pontoporia blainvillei, mais conhecido como toninha, foi resgatado com vida por profissionais do Instituto Gremar. O animal estava encalhado e envolto a uma rede de pesca, na Praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
De acordo com o Instituto, a toninha em questão é um macho de aproximadamente 96 centímetros e 10 quilos, que estava com diversos cortes pelo corpo causados pelo artefato de pesca.
Os profissionais que prestaram socorro ao animal, na tarde de terça-feira (13), conseguiram estabilizá-lo antes de transferi-lo ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, que fica na mesma cidade.
Segundo o Instituto Gremar, as toninhas estão entre as espécies de golfinhos mais ameaçadas de extinção e, inclusive, a captura acidental por redes é um dos fatores que mais impacta na morte destes animais.
Primavera e nascimentos
Nessa estação do ano, de acordo com o órgão, aumenta o número de nascimentos de toninhas e outros animais marinhos. E, é nesse período também, que costuma crescer o número de encalhes destes animais, devido à condição de vulnerabilidade.
A toninha, segundo os profissionais do Instituto Gremar, é uma das menores espécies de golfinho do mundo, ocorrendo apenas na América do Sul, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina.
O fato de as fêmeas terem apenas um filhote a cada um ou dois anos, além de a gestação durar aproximadamente 11 meses, só dificulta a manutenção da espécie em meio as mortes causadas por capturas ilegais.
Ajuda
Ao encontrar um animal em situação de vulnerabilidade, entre São Vicente e Bertioga, a orientação é acionar o Instituto Gremar pelos telefones 0800-642-3341 ou (13) 99711 4120.
Fonte: G1