O temporal forte que atingiu São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, alagou ruas e fez com que a sirene instalada na Vila Sahy fosse acionada, na tarde desta terça-feira (20), orientando os moradores a deixarem suas casas e irem a locais seguros por risco de deslizamentos.
Segundo a prefeitura, o risco é alto para deslizamentos e inundação na cidade, pois em 1 hora o acumulado de chuvas atingiu 74 milímetros de água em Juquehy, volume considerado elevado. Na Vila Sahy, o acumulado foi de 54 milímetros no mesmo período.
No alerta emitido pelos alto-falantes e sirenes, a orientação era para evacuação em massa dos moradores: “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”, disse o comunicado emergencial.
Em vídeos gravados por um dos moradores é possível ver a sirene tocando e orientando as pessoas a se abrigarem em locais seguros, devido aos riscos de novos deslizamentos no bairro (veja vídeo acima).
Além do alerta, as imagens também mostram o alagamento na cidade, com correntezas chegando a se forma em alguns locais.
A situação ocorre um ano após o temporal histórico que deixou 64 mortos na cidade e milhares de desabrigados.
Após o disparo da sirene, o abrigo emergencial foi aberto para os moradores na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy.
Na região, ônibus da prefeitura ficaram à disposição para transportar as famílias da área de risco para o abrigo. Além disso, equipes da Defesa Civil municipal fazem a orientação dos moradores na Vila Sahy.
A Vila Sahy e a região de Juquehy, ambos na costa sul do município, estão entre os locais mais afetados pela chuva na tarde desta terça-feira (20).
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura e a Defesa Civil não tinham registro de vítimas em decorrência da chuva.
Fonte: G1