Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram devolvidas ao mar após passarem por tratamento em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Imagens divulgadas nesta terça-feira (7) mostram a soltura dos animais, que aconteceu por meio de uma ação educativa com a presença de crianças.
As tartarugas foram resgatadas entre agosto e setembro e passaram por tratamento do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) antes de serem soltas na última semana na praia do Boqueirão Sul.
A soltura contou com a participação de alunos de escolas da cidade, com idade entre 3 e 5 anos. Segundo o IPec, as crianças foram informadas sobre o histórico dos animais e participaram de atividades.
Recuperação
Conforme apurado pela reporagem, as três tartarugas foram resgatadas entre intervalos pequenos entre o fim de agosto e início de setembro nas praias da Ilha comprida e Ilha do Cardoso.
Segundo o IPec, o primeiro animal a ser encontrado estava com edemas pelo corpo e lesão circular na carapaça. Já a segunda tartaruga foi localizada desidratada e com lesão em uma das nadadeiras, enquanto a terceira também estava com quadro de desidratação, mas com pequenos pontos de hemorragia nos olhos, além da presença de sanguessugas.
O trio recebeu medicamentos e tratamento de suporte até se recuperarem. Elas passaram por exames antes de serem soltas, para constatar se estavam nadando e comendo bem.
Fonte: G1