Surfista de 16 anos salva casal de afogamento no litoral de SP; vídeo

Um surfista de 16 anos salvou dois banhistas em situação de afogamento na Praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O jovem contou com o auxílio do professor de surfe na ação, que pode ser acompanhada em vídeo divulgado nesta sexta-feira (20).

Veja o vídeo.

O jovem Victor Santos tinha acabado de sair de uma onda quando notou algumas pessoas acenando e apontando para baixo. Logo ele viu uma mulher em situação de afogamento.

De acordo com ele, estava perigoso ir de prancha até a banhista por conta das pedras. Por isso, deixou o equipamento com outro surfista e foi nadando até ela. “Estava muito fraca, pois não conseguia se mexer. Subi em uma pedra e consegui puxá-la comigo”.

O pai do surfista, Wagner Thiago dos Santos, de 42 anos, estava filmando o treino de surfe, no último domingo (15), quando foi surpreendido pela situação. Ele conta ter ficado preocupado porque avistou apenas a prancha do filho. Nervosa, a mãe de Victor precisou ser socorrida ao hospital.

“Não é a primeira, não é a segunda, não é a terceira e nem vai ser a última pessoa que ele tira da água. Nós surfistas sempre acabamos salvando algumas pessoas no mar”, afirma Wagner Thiago, que também é praticante do esporte.

O jovem surfista deixou a mulher descansando nas pedras, quando, segundo ele, as pessoas que estavam na Ilha Porchat avisaram que os bombeiros estavam a caminho.

Nesse momento, o professor de Educação Física e surfe, Ricardo Mello, levou a prancha de volta para Victor e ajudou os bombeiros no resgate do casal.

Nas imagens, é possível ver um homem nas pedras, trata-se do marido da mulher que também estava em situação de risco. Ele conseguiu chegar às pedras sozinho, mas precisou de auxílio dos socorristas para deixar o local.

Surfista de 16 anos salva casal de afogamento em São Vicente (SP) (Foto: Reprodução)

Técnicas aplicadas

Orgulhoso, Ricardo Mello explica que Victor conseguiu iniciar o salvamento utilizando as técnicas que aprendeu no curso Salva Surf, do Corpo de Bombeiros.

“Utilizou uma das possibilidades passadas no curso para salvar os adultos que eram muito maiores que ele. Se ele tentasse agarrá-los poderia ser fatal para ele também. [Victor] nadou com eles para as pedras procurando abrigo. Foi sensacional e inteligente”, diz Mello.

Victor lembra que “já tinha feito um dia de surfe irado” e que o salvamento veio coroar aquela manhã. “Só de saber que o casal teve mais uma chance já fico feliz por isso”. O surfista de 16 anos revelou, ainda, que nunca irá esquecer o que ouviu da mulher resgatada: “você salvou a minha vida”.

Vítimas do afogamento

Os assistentes sociais, Anderson Luis Araújo, de 51 anos, e Miriam Aparecida, de 55, foram as vítimas resgatadas pelo surfista de 16 anos e pelo professor de surfe.

Anderson Luis conta que eles entraram para dar um mergulho, mas, em um momento de desatenção, foram puxados pela correnteza. “Eu falei para a minha esposa: ‘vamos nadar para a pedra’. Foi a primeira coisa que me veio à cabeça para não brigar com a maré de volta, que não tinha condições”.

“No meio de todo esse turbilhão de sensações, sabendo que estava correndo risco de vida mesmo, de perder a vida ali, na verdade. Conseguimos, nesse momento de lucidez [nadar até as pedras]”, completou.

O casal está com alguns arranhões, o que é pouco perto do sentimento de gratidão. “O que é mais importante é a vida. Quanto nós lutamos pelas nossas vidas, como as outras pessoas também se preocuparam com as nossas vidas”, diz ele ao citar os surfistas e bombeiros.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas