A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), segue sendo selecionada para diversas feiras internacionais de turismo, devido a excelente classificação no ranking de destinos participantes.
Com folheteria e material gráfico elogiados em feiras de turismo que o município já participou, São Sebastião se tornou a primeira cidade da lista para participação na feira BTL 2022, em Portugal, superando destinos como o Estado do Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. A BTL é uma feira internacional voltada aos profissionais ligados à área turística e espaço de aplicação das últimas tendências deste mercado, reunindo agências de viagem, operadores, escritórios de promoção turística de diversos países, empresas de produtos e serviços turísticos em geral.
A primeira colocação no ranking também se estende à feira FITUR 2022, que acontecerá em Madrid, na Espanha, onde São Sebastião classificou-se acima de destinos como Paraíba, Pernambuco e Amazonas; e a Feira BIT 2022, que ocorrerá em Milão, na Itália. Ambas as feiras tem como foco criar oportunidades de negócios e compartilhar novos conhecimentos.
A cidade também atingiu a 1ª colocação para participar da Feira ANATO 2022, que acontecerá em Bogotá, na Colômbia. Esta feira tem o objetivo de reunir agências de viagens, companhias aéreas e de cruzeiros, redes hoteleiras e empresas de seguro-viagem para estabelecer relações comerciais e criar estratégias para o setor.
De acordo com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), para conquistar uma boa classificação, alguns critérios são analisados como a comunicação visual dos materiais levados às feiras; a quantidade de idiomas das folheterias disponíveis; se há folheteria digital; a qualidade do site oficial do turismo municipal; os produtos turísticos; o material promocional no idioma do mercado; os produtos oferecidos; a assiduidade em outros eventos de turismo; entre outros.
Para a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, a alta classificação nos rankings é resultado do reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela pasta. “Desde 2017, investimos e promovemos o turismo, participando de dezenas de feiras, levando o nome de São Sebastião Brasil afora. Mesmo durante o período de pandemia, participamos de feiras virtuais, mas é válido ressaltar que devido a nossa excelência nas folheterias apresentadas, somos frequentemente convidados pela Embratur para participar dessas feiras, tanto nacionais, quanto internacionais, a custo zero para o município.”.
A Pontuação de São Sebastião no Mapa Brasileiro do Turismo é categoria A, considerada a mais alta dentre os municípios, garantindo ainda mais destaque nacional e internacional.
Nas mais de 30 feiras internacionais visitadas nos últimos quatro anos, foram gerados diretamente mais de 2.600 contatos com agências, agentes, operadoras e segmento de turismo e disponibilizados para todo o trade de São Sebastião, para que assim pudessem fazer negócios diretamente com os contatos, divulgando seus produtos internacionalmente.
Além disso, foram também realizadas ações conjuntas de divulgação para outros países, geradas através de meetings e networkings.
Ocupação hoteleira
O aumento da ocupação hoteleira em São Sebastião a partir de 2018 teve um incremento de mais de 43%, desde que foi iniciado o forte trabalho de divulgação do destino, através de Feiras, Congressos, e Meetings, o que mostra que a participação em feiras nacionais e internacionais têm trazido bons frutos. Dos 43% de aumento, cerca de 3% são de turistas estrangeiros que rendem em média 3 vezes mais o ticket médio na cidade.
Turistas estrangeiros
Uma pesquisa realizada pela Prefeitura constatou mais de 20 nacionalidades se hospedando, consumindo e passeando pelo Centro Histórico de São Sebastião. Visitantes de lugares nem tão comuns, como Estônia e Finlândia, tomaram conhecimento do município e optaram por explorar o Brasil a partir de nossa cidade.
Os investimentos em feiras nacionais e internacionais de turismo, resultam em um incremento de 45% da economia local, favorecendo assim a geração de emprego e renda.
Folheteria digital
A SETUR, desde 2018, pensando em contribuir com a preservação do meio ambiente e redução do uso de papel, também investiu nas folheterias digitais, com o projeto “Turismo na Palma da Mão”, onde o turista, ao posicionar a câmera do celular sobre a imagem/código, terá acesso rápido aos materiais, vídeos dos atrativos turísticos e culturais, tarifários de hotéis e pousadas, além de informações de roteiros voltados ao turismo de aventura, cultural, náutico, ecológico e birdwatching. Os materiais estão disponíveis também nos idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Chinês.
Neste momento de pandemia, as folheterias digitais são importantes pois evitam que o turista tenha contato com materiais impressos e compartilhe essas materiais pessoais com outras pessoas.
Fonte: Marcus Vinícius Teixeira/PMSS