Não é por falta de local para se divertir que a criançada vai ficar em casa nos dias de Carnaval, festa comprometida pela pandemia do coronavírus. É só colocar a máscara e levar álcool em gel na bolsa que a brincadeira estará garantida. É só escolher.
Imbatível na preferência de crianças de todas as idades, o Aquário (Pça. Luiz La Scala Jr., Ponta da Praia) é diversão e cultura, com seus 32 tanques com cenografia que reproduzem os habitats naturais dos animais marinhos de águas doce e salgada: tubarões-lixa; pinguins; corcorocas, xaréus, robalos, salemas, marimbas e raias-ticonha no Tanque Oceânico; estrelas-do-mar, ouriços, caranguejos-eremitas, anêmonas e outros moluscos no Tanque dos Invertebrados. E tem muito mais.
O Orquidário (Pça. Washington s/nº, José Menino), por exemplo, tem cerca de 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões. Para completar, o parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica tem a Trilha do Mel, ladeada por seis colmeias de iraí, jataí, mandaçaia, mandurim e mirim, de abelhas silvestres sem ferrão; playground e jardim sensorial, com caminho formado por vários tipos de solo, como brita, areia e paralelepípedo.
FONTES
A Fonte do Sapo (em frente ao número 93 da Av. Bartolomeu de Gusmão, Aparecida) é um tradicional ponto de encontro de crianças se divertindo com tico-tico, patinete, patins, bicicleta, veículo elétrico, skate, carrinho motorizados, entre muitos outros brinquedos. O local está sempre movimentado, inclusive à noite.
Um pouco mais à frente da fonte, em direção à Ponta da Praia, duas fontes interativas são pontos de parada obrigatórios para as crianças, sobretudo nestes dias quentes de verão. Quem não gostaria de se refrescar nos jatos coloridos por LED de água tratada (mas não potável) da fonte atrás do Aquário e na localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama, na altura da Rua Francisco Hayden? Ambas funcionam todos os dias – exceto às terças – das 9h às 10h30, 16h às 17h, 17h30 às 18h30, 19h às 20h, 20h30 às 21h30 e 22h às 23h.
LAGOA
Difícil de acreditar que no alto do Morro da Nova Cintra tenha um recanto como a Lagoa da Saudade. Lugar de descanso e ponto de encontro dos apreciadores da pesca, conta com playground, pista de skate de 600m², quiosques dotados de churrasqueira individual e mesas em alvenaria, e até uma ponte que balança, que dá acesso a um trecho de Mata Atlântica preservada, própria para caminhadas.
Na área da lagoa há também uma fonte interativa, que funciona de domingo a domingo das 10h às 11h, 14h às 15h e das 17h às 21h, e a Gruta de Santa Sara Kali, a primeira do país em homenagem à padroeira da comunidade cigana.
BOTÂNICO
Espaço verde com 90 mil m², o Jardim Botânico Chico Mendes (R. João Fracarolli s/nº, Bom Retiro, Zona Noroeste) reúne cerca de 30 atrações para crianças e adultos. O espaço conta com acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, playground também com brinquedos para crianças com deficiências, torre de observação de aves e 1.000 metros de alamedas asfaltadas e iluminadas.
Há ainda bancos e mesas de madeira, ideais para contemplação dos três lagos, que abrigam tilápias e carpas, e recebem frequentemente a visita de aves aquáticas, academia ao ar livre com 13 equipamentos e fonte interativa, que funciona de terça a domingo das 10h às 12h, 14h às 16h e 17h às 18h.
Para saber tudo sobre os pontos turísticos de Santos, basta acessar aqui
Fonte: PMS – Fotos: Isabela Carrari/PMS