O prefeito de Santos, no litoral de São Paulo, Rogério Santos (PSDB), anunciou que a cidade lançará um edital internacional para erguer um monumento em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, no maior jardim de praia do mundo – são 5.335 metros de comprimento e 50 metros de largura. O Atleta do Século morreu na última quinta-feira (29) aos 82 anos.
A informação foi divulgada pelo prefeito na presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante ida ao velório do Atleta do Século, na Vila Belmiro.
“Será um monumento no jardim da praia onde ele adorava frequentar. Vamos fazer um concurso, um chamamento internacional de arquitetos, artistas, para que desenvolvam o projeto. Será mais um símbolo do Rei na cidade, no maior jardim de praia do mundo”, destacou.
Pelé coleciona homenagens em diversos pontos da cidade, onde desfilou o talento entre 1956 e 1974. Tributos ao Rei podem ser vistos na Vila Belmiro, no Memorial das Conquistas; no Museu Pelé; na estátua da Avenida Almirante Cochrane (canal 5), além do monumento com sua camisa 10, na entrada de Santos.
Morte de Pelé
Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro, onde tratava de um tumor no cólon.
O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.
Fonte: G1