O navio mercante APL Yangshang, que tem 347 metros de comprimento, deve deixar o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (18). Por isso, a travessia de balsa entre Santos e Guarujá será interrompida entre 10h50 e 12h. A embarcação é de Singapura e seguirá para o Porto de Paranaguá (PR).
De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário (DH), a previsão era que o navio saísse na quinta-feira (17), às 15h, mas a programação foi revista e adiada pelos responsáveis. O motivo não foi divulgado.
A nova operação de saída do navio do Terminal Santos Brasil S/A (Tecom-3) está programada para às 11h. Segundo a Marinha do Brasil, durante a manobra, o tráfego de navios no canal do porto e das atividades portuárias será interrompido momentaneamente.
Após a passagem do navio, o funcionamento da travessia de balsas voltará ao normal. Os usuários do serviço deverão se programar e, caso precisem ir de uma cidade a outra das 10h50 às 12h, terão que buscar a alternativa de deslocamento terrestre.
Como medida de segurança, durante os 70 minutos de interrupção, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados em Santos e no Guarujá. O Departamento Hidroviário (DH) irá comunicar a suspensão temporária da balsa nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), no site do DH e no aplicativo Travessias.
O navio atracou na manhã desta quarta-feira (16) no Terminal da Santos Brasil S/A (Tecom-3). A operação começou às 9h30 e contou com a escolta de embarcações da Capitania dos Portos, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária.
Fonte: G1