Uma raia manta gigante encalhou na orla de Ilha Comprida (SP) nesta terça-feira (26) e conseguiu voltar ao mar após receber ajuda de um grupo de profissionais e banhistas. Uma equipe do Instituto de Pesquisas Cananeia (IPeC) foi acionada para a ocorrência e auxiliou no desencalhe do animal que, segundo um dos biólogos, tinha envergadura de aproximadamente 6 metros.
Segundo apurado, o instituto foi acionado por volta das 14h30, quando banhistas enviaram um vídeo “desesperador” de um animal preso à areia na região do Boqueirão Norte. Conforme o biólogo Henrique Chupil, que atua no IPec, à princípio pensavam se tratar de uma baleia, devido ao tamanho. Mas, no final das imagens, é possível identificar que, na verdade, era uma raia gigante.
Uma equipe foi enviada ao local e, com a ajuda de um grupo com mais de dez banhistas, realizou uma operação semelhante ao desencalhe de baleias. Nas imagens é possível ver que mais de 15 pessoas participaram do salvamento do animal.
Veja o vídeo.
Após os momentos de apreensão, o animal foi deslocado para uma área mais distante da orla e de maior profundidade, o que permitiu à raia manta conseguir nadar de volta para o fundo do mar.
A equipe do IPeC, afirmou que “deu tudo certo” e que os profissionais vão acompanhar de perto aquela região para evitar que esse ou outro animal da espécie volte a se aproximar da orla.
Fonte: G1