Um pônei abandonado na rua após ser atropelado em Itanhém, no litoral de São Paulo, foi resgatado por uma equipe do Instituto Luisa Mell, mantido pela apresentadora e protetora animal, na tarde desta segunda-feira (11). O animal estava ferido e com uma das patas quebrada, sendo necessário ser encaminhado ao instituto para receber tratamento médico veterinário. O caso foi divulgado nas redes sociais e teve grande repercussão.
Na legenda de um dos vídeos compartilhados por Luisa Mell na web, ela afirma que o pônei estava há horas no local. Nas imagens, o animal aparece sentado na calçada, com um ferimento em uma das patas, aparentemente quebrada.
Luisa diz que o animal foi atropelado e jogado na rua. “Itanhaém não tem CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] e nenhum tipo de ajuda aos animais. Ele [o pônei] ficou lá horas e horas e horas”, afirma.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém afirmou que a cidade realiza o controle de zoonoses por meio da Vigilância Sanitária, e que possui políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar animal. Equipes responsáveis pelo resgate de animais de grande porte estiveram no local, mas tiveram o resgate dispensado por um veterinário, que se apresentou como integrante de um comitê de proteção animal. Mais tarde, quando a equipe voltou para pegar o pônei, ele já havia sido levado pelo Instituto Luisa Mell.
Conforme o instituto, médicos veterinários do ILM examinaram o pônei ainda na rua e constataram lesão de coluna e risco de não voltar a andar. A veterinária explicou que apenas após exames de imagens será possível confirmar se há lesão na medula, e conforme o progresso da recuperação, se o animal voltará a andar.
O animal foi retirado da rua com a ajuda da população e colocado dentro de um caminhão, que o encaminhou à sede do ILM, localizado em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo. Conforme o instituto, já foi feito um curativo na perna lesionada.
“A situação é delicada”, desabafou a ativista, que também informou que, assim que tiver os resultados dos exames, irá atualizar o estado de saúde do pônei.
Leia a íntegra da nota da prefeitura
“A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informa que, na data de 11/04/2022, às 8h26, acionou a empresa contratada pela prefeitura para executar o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte abandonados em vias públicas, para efetuar o resgate de um pônei aparentemente atropelado, na Avenida Europa, no bairro Santa Julia.
A empresa informou que, ao chegar ao local, um médico veterinário se apresentou à empresa informando que estaria representando um comitê de proteção animal, e que já estaria realizando o atendimento no animal, e dispensou o serviço de resgate.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, ao tomar ciência do ocorrido, acionou novamente a empresa para efetuar o resgate e providenciar o devido atendimento ao animal, que ao chegar ao local, constatou que o animal já havia sido resgatado pelo Instituto Luisa Mell.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente notificou formalmente a empresa contratada para que preste esclarecimento.
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, por meio da fiscalização, deverá apurar eventual caso de abandono do tutor, bem como o autor de eventual atropelamento sem o devido socorro.
O serviço de controle de zoonoses é efetuado pela Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde. Já as atividades de políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar animal são realizadas pelo Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, criado por meio da Lei 4347/2019.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em relação a animais de médio e grande porte, possui contrato de prestação de serviços com a empresa Rafael Góes Fortuniy, Processo nº 5758/2018, que executa o serviço de recolhimento e acolhimento de animais de médio e grande porte abandonados em vias publicas”.
Fonte: G1