Um policial militar, de 34 anos, morreu após se afogar, na tarde de domingo (6), na praia da Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Ele estava no município trabalhando na Operação Verão, mas no momento do acidente estava aproveitando a folga com familiares.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o policial militar era morador de Suzano (SP). A irmã da vítima relatou que, após se alimentar, ele não se sentiu bem e entrou no mar, sendo encontrado na água por populares, que acionaram os guarda-vidas e o retiraram do mar.
De acordo com a SSP, foram realizadas as técnicas de recuperação de afogados e a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Bertioga, onde não resistiu e morreu.
Em nota, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que José Carlos Braga, vítima de afogamento, foi levado à unidade na tarde de domingo (6), recebeu manobras cardiorrespiratórias, mas não resistiu e morreu às 15h30. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Outros afogamentos
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), outras duas pessoas morreram em praias do litoral de São Paulo neste final de semana.
No sábado (5), por volta de 13h20, o guarda-vidas entrou no mar para salvar um homem, de aproximadamente 33 anos, apenas de cueca. Após a retirada da vítima, ainda na faixa arenosa, iniciou-se a reanimação cardiopulmonar. A vítima foi encaminhada pela Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Quietude, em PraiaGrande, onde o óbito foi constatado. O homem não foi identificado.
Já no domingo (6), por volta das 11h10, três vítimas de São Paulo (SP) entraram em processo de afogamento na praia do bairro Vera Cruz, em Mongaguá.
Um homem de 42 anos foi retirado pela equipe de bote de Salvamento Inflável sem grau de afogamento. Outro homem de 32 anos foi retirado pelo guarda-vidas e encaminhado com vida ao pronto-socorro do município.
Já um rapaz, de 22 anos, desapareceu no mar, mas foi encontrado em parada cardiorrespiratória com apoio da equipe do Águia. As técnicas de recuperação foram realizadas pela equipe. O rapaz foi encaminhado ao pronto-socorro central, mas morreu na unidade.
Fonte: G1