O projeto “Skate Para Todos” oferecido pela ONG Skate Salva, está com vagas abertas para aulas gratuitas de skate, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. As aulas acontecem às terças e quintas, das 19h às 21h, na Pista de skate da Rua da Praia.
Para participar os responsáveis pelas crianças precisam preencher um link que está disponível nas redes sociais da ONG. Após o preenchimento da ficha, os inscritos devem aguardar os organizadores entrarem em contato.
Todos os equipamentos de proteção necessários para a participação nas aulas são oferecidos pela instituição.
Conheça a ONG
A ONG Skate Salva iniciou em 2021 para oferecer mais Inclusão social através do esporte, com a tentativa de trazer reconhecimento para a cultura do skate na região, além de descobrir novos atletas na modalidade.
O projeto foi idealizado por Christian Souza, skatista há 17 anos e pela monitora da ONG, Vitória Prado, de 22 anos, que tinham vontade de ajudar crianças a terem acesso ao esporte.
Segundo eles, quando iniciaram as aulas aos sábados de manhã, algumas crianças participaram, mas precisaram aumentar a equipe de voluntários, pois no outro final de semana já tinham mais de 15 crianças.
O interesse animou e motivou eles a continuarem e desenvolverem outras ações que valorizassem e oferecessem mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes.
Atualmente, a instituição atendem cerca de 90 alunos com idades entre 4 a 17 anos, sendo 7 desses alunos pessoas com deficiência. Para ministrar as aulas, o projeto conta com a ajuda voluntária de quatro instrutores e duas monitoras que auxiliam em todas as aulas.
“Tudo que todos nós fazemos é focado no bem-estar das crianças e o que recebemos em troca nada paga, nos tornamos uma grande família e nosso objetivo é crescer cada vez mais”, explicou Vitória.
Parte dos equipamentos usados nas aulas foram doados pelo skatista sebastianense JP dos Santos, que hoje reside na Califórnia e é um grande incentivador do projeto.
Ao longo do ano, eles realizam outras ações como a promoção de eventos, vivências pela cidade e visitas em escolas do município para ensinar e propagar a cultura do esporte na região.
Fonte: G1