Uma nuvem colorida chamou a atenção de moradores e turistas na manhã deste sábado (14) no Litoral Norte de São Paulo. O fenômeno meteorológico, chamado de “nuvens iridescentes”, foi registrado por volta das 10h.
O médico Flávio Freitas, que registrou o fenômeno, disse que estava tomando café da manhã quando viu seus familiares, na sacada da sua casa em Ilhabela, comentando sobre a nuvem.
“Vi todo mundo olhando para cima, e decidi olhar também. Achei muito esquisito. Nunca tinha visto isso. Decidi tirar uma foto e postar nas redes sociais. Superdiferente”, afirmou.
Pedro Camarinha, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), explicou que o fenômeno é chamado de “nuvem iridescente” pode ser notado quando há decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris.
“Isso acontece quando a luz do sol incide em cristais de gelo da nuvem. O processo é semelhante ao do arco-íris, mas nesse caso não são partículas de água líquida, e sim cristais de gelo”, afirmou.
O pesquisador explicou ainda que esse fenômeno óptico costuma depende de ângulos específicos de observação do Sol. Segundo ele, nuvens iridescentes não provocam chuvas.
Fonte: G1