Janeiro é período de férias e também de viagens, na maioria das vezes, para o litoral do Brasil. Para quem tem viagem marcada e não quer despachar a mala, a dica de moda é investir em peças versáteis, que sirvam para ocasiões diversas, e em acessórios estilosos.
Montar uma mala de viagem compacta e inteligente não é tarefa fácil, mas tornou-se necessário após a cobrança de tarifas para despachar bagagem. Não à toa, existem profissionais especializados nessa função.
A Coluna Moda Fora dos Padrões conversou com três consultoras de estilo que deram dicas para garantir os looks do verão sem gastar com a tarifa da bagagem. As profissionais provam que é possível viajar apenas com uma mala de mão e manter o estilo.
Entre as indicações feitas pelas consultoras, está a preferência por peças versáteis e o investimento em acessórios que mudam a cara da produção. Outra dica é viajar com os looks já montados.
Versatilidade é a chave
A principal dica para viajar apenas com a mala de mão é levar peças versáteis que componham diferentes produções. Uma camisa de botão, por exemplo, pode ser combinada com um shorts para o look noturno ou usada como saída de praia. Quem mostra é Helô Drummond em vídeo feito para a coluna – assista ao fim da matéria.
Para a consultora Karen Furtado, é imprescindível pensar nas produções de acordo com o roteiro. “Conte cada ocasião como um look e lembre-se: um maiô pode fazer as vezes de um body ao ser combinado com shorts de malha e te acompanhar em um almoço leve e fresh”, explica a profissional.
Vestidos e saias frescas também são indicados. Para Karen, as peças podem ser usadas para almoçar e ir à praia. A consultora, porém, faz um alerta: “Fique atento ao tecido. Tecidos como linho são confortáveis e lindos, mas amassam e podem não ser a escolha mais prática para o verão”.
Já a consultora de imagem Rachel Jordan tem uma lista dos itens “tem-que-ter” na mala compacta de verão. São eles: chemise, camisa de linho, canga, shorts, chapéu de palha, body/maiô, biquíni, rasteira, tênis, chinelos e bolsa de palha.
Acessórios para compor
Helô Drummon acredita que os “acessórios são a cereja do bolo de qualquer mala de verão”. Karen Furtado faz coro à colega de profissão: “Use e abuse dos acessórios. Mesmo que os seus looks sejam neutros, eles podem facilmente transformar todas as suas peças”.
Um acessório que Karen Furtado aponta como essencial é o lenço: “Ele pode virar uma saída de praia, uma blusa ou até um detalhe colorido na bolsa”. Como reforça a profissional, o item, além de versátil, quase não ocupa espaço na mala. Vale investir também em pareôs, que são versões maiores dos lenços, e viram vestido, saia e até canga.
Pensar na funcionalidade das roupas é ordem para Rachel Jordan. “Mala de verão deve ter peças de tecidos leves, biquínis de modelos diferentes e maiôs que funcionam como body à noite. Ainda vale investir em uma camisa de linho que funciona como saída e pode ser usada aberta sobre short jeans e biquíni no happy hour”, finaliza a especialista.