Litoral de São Paulo registra o dia mais quente dos últimos 19 anos e umidade chega a 17%

A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou nesta quinta-feira (27) o dia mais quente dos últimos 19 anos, com a temperatura de 41,7°C registrada na sombra, em Santos. Segundo o climatologista Rodolfo Bonafim, a última temperatura tão elevada foi registrada em 2003, com índice de 41,9°C no mês de outubro.

O especialista explicou que, devido à umidade baixa, de 17%, a sensação térmica é próxima à temperatura. No entanto, ele salienta que a temperatura foi aferida a 1,5 metro do solo e na sombra, conforme orientação. Dessa forma, tanto a temperatura quanto a sensação térmica debaixo do sol são mais elevadas.

Temperaturas quebraram recordes nesta quinta-feira em Santos (Foto: Jornal A Tribuna)

Rodolfo destaca que a temperatura, que se aproxima dos 42°C, já é considerada estado de alerta, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque, somada à baixa umidade, ela pode causar ressecamento das vias respiratórias, insolação e queimaduras, que podem ser fatais.

Dessa forma, Bonafim enfatiza a importância de não realizar exercícios físicos prolongados nesse cenário, principalmente em locais que tenham exposição solar, além de manter a hidratação.

O especialista explicou que a causa do calor excessivo se deve à soma da massa de ar já instalada na região com o ar quente que veio do interior do estado, devido a uma aproximação de frente fria. Ele diz, ainda, que as temperaturas não devem subir mais nos próximos dias.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas