Homem flagra ‘cobra fantasma’ em praia no litoral de SP e intriga moradores

Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, flagrou uma “cobra fantasma” passeando pela orla e publicou o registro do animal nas redes sociais. Nas imagens, o homem chega a encostar no animal e tenta pegá-lo na mão. Internautas manifestaram preocupação, temendo que ele fosse venenoso.

O morador, que prefere não ser identificado, disse que viu o animal na altura do Canal 4, que deságua na Praia do Boqueirão. Ele relata que foi a primeira vez que viu um animal como aquele, e que não pensou duas vezes em tentar ajudá-lo a voltar para o mar.

Conforme ele, o animal em formato de serpente foi “super dócil”, e a situação foi bem tranquila. Assim, ele conseguiu capturar o bicho. “Levei até a altura da cintura no mar e soltei. Ela saiu nadando de volta para o fundo do mar”, relata.

Animal foi devolvido ao mar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Após a publicação na web, internautas começaram a indagar sobre o que seria a “cobra misteriosa”, ou “cobra fantasma”, como alguns apelidaram, que até então não havia sido identificada. Alguns acharam que poderia ser uma enguia, uma serpente marítima, ou até mesmo uma cobra peçonhenta.

O biólogo marinho Eric Comin, após analisar as imagens do animal, afirmou que se trata, na verdade, de um peixe da família Ophichthidae. Segundo o especialista, o animal é marinho, apesar de algumas espécies poderem ser encontradas em ambientes de água doce.

Conforme explica, o espécime não é venenoso, e “não consegue nem morder ninguém”. Portanto, é inofensivo para os seres humanos. Comin pontua que o animal pode ter parado na área em que foi encontrado devido às oscilações da maré, que com a lua cheia varia bastante.

Biólogo marinho explica que ‘cobra misteriosa’, na verdade, é um peixe (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas