Um grupo de ciclistas decidiu percorrer 30 km diariamente para apoiar uma integrante em dos momentos mais difíceis de sua vida: o caminho de ida e volta das sessões de radioterapia. Diagnosticada em 2021 com câncer de mama, a mulher de 51 anos é acompanhada por colegas no trajeto entre a casa dela, em Cubatão (SP), e a Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo.
A professora Sandra Lima dos Santos Vieira contou que a “comitiva” começou no último dia 27 de abril – ela faz parte do “Amigos do Selim” desde o início de março. A mulher, inclusive, enfrenta a doença pela segunda vez na vida.
“Eles me ajudam a não ficar deprimida. Afinal, por mais que tenha descoberto cedo, eu tenho receio e não queria passar por isso novamente. O meu sentimento pelo grupo é de gratidão”, diz.
Tudo começou na primeira sessão de radioterapia de Sandra. No dia 25 de abril, como um “propósito de fé”, ela pedalou sozinha de casa até a Santa Casa de Santos.
Sandra, porém, foi reconhecida por um dos membros do Amigos do Selim no caminho, que questionou o motivo de ela não estar acompanhada – os participantes incentivam a prática do esporte em grupo.
Após se tornar o “assunto do dia” entre os colegas, que trocaram diversas mensagens sobre o caso por meio de um aplicativo de mensagens, ela contou o motivo de sua ida a Santos. O resultado foi a mobilização geral para a criação da comitiva, que se tornaria constante.
Em dias em que ela não se sente em condições para pedalar, por conta das reações do tratamento, os amigos a levam até o local de carro.
Parceria
“O grupo todo se solidarizou com o depoimento que ela deu sobre o seu câncer e o início do tratamento. Era um propósito de fé pedalar de Cubatão até Santos. Mas, como estamos vivendo em dias de muita violência, nunca aconselhamos que os participantes saiam para pedalar sozinhos”, afirma uma das idealizadoras do Amigos do Selim, Nalva Santana.
À reportagem, a fisioterapeuta Cleide Dias Ramos, outra participante do grupo, considera “incrível” a mobilização. “Acredito que sempre devemos auxiliar o próximo diariamente. A minha especialização é em saúde da mulher, então, há muito tempo já tenho um olhar sensível para esse tipo de problema. É muito gratificante fazer parte”.
Perda de peso
A entrada de Sandra no grupo Amigos do Selim aconteceu por conta da necessidade de emagrecer. A professora, inclusive, já reduziu 10 kg na balança desde o início dos treinos.
“O meu oncologista explicou que a gordura abdominal favorece a produção de hormônios que alimentam o tumor, e mulheres com peso próximo ao ideal estão mais protegidas. Eu chorei durante a consulta, estava desesperada, obesa, e há muito tempo consciente dos riscos à minha saúde”, lembra Sandra, que logo decidiu pela mudança de vida.
Amigos do Selim
Trata-se de um grupo de aproximadamente 100 pessoas que se comunicam por meio de um aplicativo de mensagens para a organização dos “desafios”. Funciona há mais de um ano, e tem o objetivo de incentivar mais pessoas na prática do esporte.
Fonte: G1