Com o fim da temporada das baleias-jubarte, é dado o início da temporada das baleias-de-bryde no Litoral Norte de São Paulo. Embora uma coisa não tenha relação direta com a outra, novembro e dezembro marcam o início do período do ano em que as ‘baleias tropicais’, como também são conhecidas, retornam à região.
Neste sábado (19), três delas foram vistas caçando próximo à costa da ilha. A aparição foi registrada pelo pesquisador Júlio Cardoso, que estuda baleias e golfinhos na cidade.
De acordo com o especialista, esse é a primeira vez que elas apareceram desde o último verão. Nas outras épocas do ano, as baleias-de-bryde costumam ficar entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina, mais ao sul do país.
Agora, os animais retornam pois conseguem encontrar cardumes com maior facilidade.
“Estava uma ventania forte, então saímos para ficar mais próximo à costa mesmo, só para ver se tinha alguma coisa. E conseguimos. Essa é a época que elas começam a chegar. São baleias da região, que vivem aqui, mas costumam vir mais no período de final da primavera e início de verão. O mar não estava bom, mas conseguimos registrar. É o primeiro registro importante da espécie nessa temporada.”
Júlio conta que as três estavam próximas, caçando juntas. “São muito rápidas e grandes. Têm cerca de 15 metros. As três eram adultas.”
O pesquisador explica que, apesar delas estarem mais presentes a partir de agora, não é sempre que será possível encontrá-las. Isso porque, diferente de outras espécies, elas são mais tímidas, menos curiosas e aparecem menos.
“Não é uma baleia fácil de avistar. Se ver é quando ela sobe para mergulhar ou caçar. É conhecida como ‘ghost whale’ (baleia fantasma, na língua inglesa), porque é muito difícil de ver. Mas é espetacular… grande, bonita, comprida e magrinha. Bem diferente da jubarte. Registro importante.”
Fonte: G1