O Governo de São Paulo anunciou, neste sábado (8), a entrega da embarcação FB-21, que é utilizada na travessia de veículos entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, após reforma que durou 5 meses e custou R$ 6,8 milhões.
Segundo o Departamento Hidroviário de São Paulo (DH-SP), a FB-21 fez o chapeamento do casco, teve melhorias no convés e na estrutura, recondicionamento dos motores e reversores, substituição das hélices e do sistema elétrico e recuperação dos sistemas hidráulico e de iluminação.
Com a entrega da balsa modernizada, voltam a ser as 9 embarcações que fazem a travessia de veículos entre Santos e Guarujá.
Do lado de Santos, a travessia é realizada na Praça Gago Coutinho, na Ponta da Praia. Em Guarujá, os motoristas realizam o embarque de veículos pela Avenida Ademar de Barros, na Vila Lygia.
A entrega foi anunciada, na tarde deste sábado (8), pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião, no litoral norte do estado.
Na ocasião, também foram anunciadas melhorias em 9 embarcações. Entre elas, 4 são utilizadas na travessia de balsas no litoral sul. As reformas custarão R$ 33,1 milhões.
Em entrevista à TV Tribuna, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, afirmou que o DH-SP conta com um cronograma em conjunto com a Marinha que prioriza a segurança operacional das balsas.
“Temos uma lógica de entradas e saídas de balsas, para mantermos a segurança e não diminuir a eficiência para o usuário.”, explicou Natália.
Fonte: G1