Um galo doméstico foi flagrado dentro de um cercado em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, e chamou a atenção de banhistas. A reportagem apurou que a ave passou boa parte do domingo ensolarado no espaço. Entretanto, a Prefeitura de Santos proíbe a presença de qualquer animal na faixa de areia da cidade.
O flagrante foi feito, por volta das 11h, no dia em que as temperaturas chegaram a atingir 36°C. O animal estava com uma família de turistas na praia do Gonzaga, conforme apurado pela reportagem. As imagens mostram o galo dentro de um cercadinho com sombra e dois potes, um com comida e outro água.
De acordo com o médico veterinário Gabriel Silva, o animal é da espécie Gallus gallus, conhecido como galo doméstico. Ele explica que essas aves são muito suscetíveis ao estresse, tanto por estarem rodeadas de pessoas como por ficarem longos períodos expostos ao sol em ambiente inapropriado.
Segundo Silva, as aves no geral precisam tomar sol, mas durante períodos curtos e em ambiente controlado. “Com muitas pessoas e outros animais circulando, alguns acidentes podem acontecer. A questão do calor associado ao estresse pode fazer mal ao animal, ainda que seja domesticado”, disse.
Já o veterinário Rafael Monteiro aponta que os maiores prejuízos dessa visita do galo à praia são, além do estresse, a ingestão de algo tóxico ou água do mar. O animal, por não ter discernimento, pode ingerir qualquer produto que esteja na areia.
“Se o local em que o animal ficar não estiver bem limpo, ele pode acabar se intoxicando”, afirma. Ele ainda explica que esses animais são bem resistentes, mas aqueles que não têm cuidados adequados podem transmitir algumas doenças.
Proibição
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que os fiscais da Operação Praia Limpa orientaram o dono do animal sobre as regras na faixa de areia. Após a abordagem, o tutor e o animal deixaram a praia.
Com objetivo de conscientizar os banhistas sobre as regras do Código de Posturas da Cidade, a Secretaria de Meio Ambiente promove, durante o verão, a ação educativa denominada Operação Praia Limpa
Fonte: G1