Um filhote de golfinho, da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), criticamente ameaçada de extinção, foi resgatado na noite desta quarta-feira (8) em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar Ambiental Marítima, ele foi encontrado preso em uma rede de pesca e muito debilitado.
Uma equipe da Polícia Militar estava realizando patrulhamento nas praias da cidade, no intuito de coibir irregularidades de pesca, quando recebeu informações da Guarda Civil Municipal de que um pequeno golfinho apareceu na faixa de areia da praia da Enseada.
Os policiais se dirigiram ao local e, no caminho, encontraram uma equipe do Instituto Gremar, órgão especializado em resgate de animais marinhos na região. Eles solicitaram que uma equipe fosse até o local.
Um biólogo do Gremar se dirigiu a praia e deu início ao atendimento do animal. Segundo o especialista, se tratava de um filhote rescém-nascido de toninha (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho criticamente ameaçada de extinção. O animal é um macho, com 3,9 kg e mede 68 cm. Ele apresentava escoriações ao redor do focinho, devido à interação com uma rede de pesca que já havia sido retirada.
Os agentes verificaram que se tratava de um pedaço de rede com três metros de comprimento, aparentemente do tipo “arrasto”. Seguindo as orientações do biólogo e de uma médica veterinária, as equipes presentes realizaram os procedimentos de resgate, que duraram quase 2 horas, e conseguiram estabilizar o golfinho.
Após o atendimento, a equipe do Gremar foi escoltada até a base do Instituto, onde o animal foi colocado em um tanque próprio para acompanhamento de sua evolução de saúde, no Centro de Despetrolização e Reabilitação de Animais Marinhos.
De acordo com o Instituto, na manhã desta quinta-feira (9), outros exames estão sendo realizados para dar suporte ao tratamento da toninha, que é uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Segundo o Gremar, a equipe seguirá monitorando o animal 24 horas e fazendo o possível para mantê-lo com vida.
Fonte: G1