A 11ª edição da Festa do Livro em Santos, no litoral de São Paulo, abordará a ‘Literatura e Resistência’ neste sábado (13), a partir das 14h, na Estação da Cidadania. No local estão previstas homenagens, apresentações musicais, saraus e debates.
Em sua primeira edição presencial após o começo da pandemia de Covid-19, a Festa do Livro desse ano deve reunir escritores, artistas e o público em geral para celebrar a resistência e trocar experiências.
A abertura acontece com o apresentação da Mc Dandara e os visitantes também poderão visitar a roda de conversa “Quilombagem Literária”, na tenda “Literatura Negra”. A atividade abordará produções literárias com os escritores e as escritoras Ana Lúcia dos Santos, Mary Francisca do Careno, Bartolomeu Pereira de Souza, Julie Lua, Nego Panda, Odair José Pereira e Uillians Uilson Santos.
O público também pode aproveitar o Sarau Antologia Celio Nori, que terá a participação dos escritores: Alessandro Padin, Ornella Rodrigues, Vanessa Ratton, com apresentação de Luiz Soares de Lima.
Duas mesas temáticas terão como debate os temas “Literatura, Diversidade e Resistência” (Povos originários, Etarismo, Negritude e Juventude), com Vanessa Ratton, Odair José Pereira, Andreia Marques, Adriana Pimenta e Pietra Malhadas. A mediação é de Aurélia Rios.
A última mesa do dia abordará a “Tenacidade e Resiliência no enfrentamento à barbárie” [HIV, Educação, Violência Infantil, Jornalismo e Literatura como resistência], com a participação de Roseli Tardelli, Christiane Andrea, Marcelo Zoyd e Alessandro Padin. A mediação será de Adriana Pimenta e Luiz Soares de Lima.
Neste ano, o jornalista e escritor Marcus Vinicius Batista será o homenageado. Autor de diversos livros e artigos que trazem reflexões sobre a sociedade atual, ele morreu devido complicações do coronavírus.
A escritora Mary Francisca do Careno também será homenageada, devido ao seu livro recém-lançado
O local contará, ainda, com o espaço “O autor e sua obra” para lançamento de livros, divulgação, venda e sessão de autógrafos com escritores e escritoras da Baixada Santista: José Torero, Manoel Herzog, Renato Pirauá, Andreia Marques, Adriana Pimenta, Vanessa Ratton, Christiane Andrea, Alessandro Padin e Mary do Careno.
O Sarau das Sereias Vermelhas e a apresentação da cantora Cláudia França encerram a 11ª Festa do Livro: Literatura e Resistência. A Estação da Cidadania de Santos, que fica localizada na Avenida Ana Costa, 340, no Gonzaga.
Confira a programação:
- 14h – 21h – ‘Quilombagem’ Literária na Tenda Literatura Negra
Tenda Leia Santos
- 15h – Rap Mc Dandara
- 15h30 – Sarau Antologia Celio Nori
- 16h – Literatura, Diversidade e Resistência
- 17h – O autor e sua obra (divulgação, venda de livros e sessão de autógrafos)
- 18h – Sarau das Sereias Vermelhas
- 18h50 – Homenagens a Mary Francisca do Careno e Marcus Vinícius Batista, representado pela filha Mariana Amarante
- 19h – Mesa “Tenacidade e Resiliência no enfrentamento à barbárie”
- 20h – Show Cláudia França
Fonte: G1