Um bicho-preguiça foi resgatado, na última quarta-feira (10), sem duas garras da pata esquerda e com pequeno sangramento na boca em São Vicente, litoral de São Paulo. Esse é o segundo animal da espécie resgatado na cidade em uma semana.
Segundo a prefeitura, ele estava caído no chão e foi encontrado por moradores na Estrada de Paratinga. A Guarda Civil de São Vicente (GCM) foi chamada e uma equipe foi até o local.
Os guardas constataram os ferimentos no bicho-preguiça e, após o resgate, ele foi levado para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão. Segundo a Prefeitura de São Vicente, o bicho-preguiça passou pelo atendimento veterinário para avaliação clínica e segue em reabilitação.
Segunda vez
No dia 5 de agosto, a equipe ambiental de São Vicente foi acionada para resgatar um outro bicho-preguiça, dessa vez no bairro Vila Valença. Ele foi encontrado por moradores, pendurado em um suporte de uma bicicletaria.
O animal foi encaminhado para o Parque Ecológico Municipal, no bairro Voturuá. No local, ele recebeu avaliação veterinária, passou pelos cuidados necessários e foi liberado para soltura imediata na área de mata.
Orientação
A Guarda Civil de São Vicente (GCM) orienta os moradores a não manusear os animais e entrar em contato com a GCM. Além de feridos, esses animais podem estar doentes, com parasitas ou atacar por estarem estressados e com medo. Em caso de resgate ou denúncia de animais silvestres, os telefone da guarda municipal são: 153, (13) 3467-7434 ou whatsapp (13) 99641-0112.
Fonte: G1