Embarcação utilizada por pescadores que desapareceram no mar em Ilhabela é encontrada; buscas por desaparecidos continuam

A embarcação utilizada pelos pescadores que desapareceram no mar em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, foi encontrada na tarde deste domingo (21). A informação foi confirmada pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Embarcação utilizada por pescadores que desapareceram em Ilhabela (SP) é encontrada — Foto: Divulgação
Embarcação utilizada por pescadores que desapareceram em Ilhabela (SP) é encontrada (Foto: Divulgação)

De acordo com o GBMar, a embarcação – uma lancha – foi encontrada por amigos das vítimas desaparecidas e moradores da região Sul de Ilhabela, próximo à Ilha de Búzios. Dois dos três pescadores ainda não foram localizados.

Ainda segundo o GBMar, a informação sobre o encontro da lancha foi confirmada por um sobrinho de uma das vítimas no início da tarde desta segunda (22). Os Bombeiros afirmaram que a embarcação tinha danos em toda a parte lateral, “como se tivesse colidido contra a costeira”.

Embarcação utilizada por pescadores que desapareceram em Ilhabela (SP) é encontrada (Foto: Divulgação)

Operação

A operação de busca pelos pescadores que desapareceram no mar em Ilhabela (SP) entrou no terceiro dia consecutivo na manhã desta segunda-feira (22).

O grupo, formado por três pescadores, sumiu depois da embarcação em que eles estavam virar no mar na última sexta-feira (19). Um dos homens, identificado como Tsuyoshi Yamaguti, de 65 anos, foi encontrado morto no sábado (20).

Os outros dois pescadores têm 71 e 33 anos, e seguem desaparecidos. As buscas desta segunda-feira tiveram início por volta das 7h e mais uma vez são comandadas Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Tairon de Almeida Giorgeto, de 33 anos, faz parte da diretoria do SINTTARESP (Sindicato dos Tecnólogos Técnicos Auxiliares em Radiologia) de São Paulo e segue sendo procurado pelos bombeiros, voluntários e familiares.

Tairon de Almeida Giorgeto, 33 anos, desapareceu em Ilhabela. (Foto: Arquivo pessoal)

Albino Yoshimassa Ota, de 71 anos, é aposentado, amigo do pescador que foi encontrado morto no sábado e também segue desaparecido.

No sábado, os bombeiros encontraram mochilas no mar e acreditam que elas sejam dos pescadores.

Mochilas encontradas em mar de Ilhabela (Foto: Divulgação/GBmar)

O grupo é de Guarulhos, na Grande São Paulo. O pescador encontrado sem vida foi identificado pelos bombeiros como Tsuyoshi Yamaguti. Ele era médico veterinário e deixa três filhos. O velório ocorreu neste domingo, no cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso, em Guarulhos.

“Na visão dos familiares e amigos, [ele] era muito alegre, otimista e sonhador. Amava pescar e aproveitar a vida, colecionava amigos e histórias por onde passava… essa foto é do dia do acidente, [ele] estava todo feliz”, disse o filho de Tsuyoshi.

O corpo de Tsuyoshi Yamaguti foi encontrado no sábado (20), no dia do desaparecimento do trio (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Desaparecimento

De acordo com os bombeiros, os três pescadores de Guarulhos alugaram uma casa para passar o fim de semana em Ilhabela, na avenida Governador Mário Covas Junior, no bairro dos Borrifos, no Sul de Ilhabela.

Por volta das 15h de sexta-feira, eles saíram para pescar na região sul da ilha. O barco pequeno de alumínio em que estavam teria virado e lançado os três ao mar.

Avenida Governador Mário Covas Junior, em Ilhabela (Foto: Bruna Capasciutti/TV Vanguarda)

Os bombeiros foram acionados por volta das 21h50 de sexta-feira, pela pessoa que alugou a casa para os três. Como eles não tinham retornado, ela acionou os bombeiros.

A locatária do imóvel informou que ouviu gritos vindos do mar. Em seguida, ela avistou uma pessoa nas pedras próximas da costeira que dá acesso a um restaurante ao sul de Ilhabela.

O policiamento foi ao local, mas, como estava escuro e o mar revolto, não conseguiu avistar uma pessoa e retornou à base.

Os bombeiros foram novamente ao local indicado e, já no sábado (20), localizaram o corpo do pescador de 65 anos e o encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba.

Desaparecimento foi registrado na delegacia de Ilhabela (Foto: Bruna Capasciutti/TV Vanguarda)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas