A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado, incluindo as cidades da Baixada Santista, a partir desta quinta-feira (6) permanecendo até sexta-feira (7).
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) as chuvas serão provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria. O acumulado de chuvas esperado para a Baixada Santista é de 120 milímetros. Já para a região do Vale do Ribeira e a cidade de Registro é de 70 milímetros.
A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
Cuidados
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios. Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas.
As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.
Diante dos sinais deve-se sair do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199. A Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Fonte: G1