Uma coruja da família Asio Stygius foi resgatada com a pata machucada em São Vicente, no litoral de São Paulo. O animal foi encontrado caído no chão, no bairro Bitaru, no domingo (1).
Segundo a Prefeitura de São Vicente, uma equipe ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) foi chamada após denúncia de moradores que encontraram o animal machucado. O Centro de Controle Operacional (CCO) solicitou o apoio e o resgate do Grupamento Ambiental da cidade.
No local, os profissionais constataram que a coruja estava com a pata machucada e sem condições de saúde para ser devolvida naquele momento à natureza. Por conta dos ferimentos, o grupamento decidiu encaminhar o animal ao Instituto Gremar, no Guarujá, para avaliação clínica e reabilitação.
A reportagem entrou em contato com o Instituto para saber o estado de saúde do animal, mas até a última atualização dessa reportagem, não obteve retorno.
A GCM Ambiental de São Vicente esclarece que não é recomendado alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O órgão orienta que os moradores entrem em contato com equipes técnicas pelo telefones 153 ou (13) 3467-7434.
Fonte: G1