Conheça sete atrações para aproveitar de graça em Balneário Camboriú

O feriado prolongado da páscoa chegou! E Balneário Camboriú, no Litoral Norte, é um dos destinos mais procurados de Santa Catarina por turistas locais e estrangeiros. Conhecida como a ‘Dubai Brasileira’, a cidade tem atrações para todos os públicos, inclusive muitas delas de graça que o morador ou o visitante pode aproveitar não apenas nestes dias, mas em qualquer época do ano.

Além das praias, Balneário Camboriú tem trilhas, museu a céu aberto e até uma passarela com visão da Praia Central, famosa pelo alargamento. Confira:

Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta

Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (Foto: Divulgação)

Para quem quer estar em contato com a natureza e fugir da agitação da vida urbana, o Parque Natural é a resposta certa. O local conta com sete trilhas ecológicas. No total, as trilhas têm três mil metros de extensão. Uma delas costeia o Rio Camboriú.

Além de vegetação nativa, é possível visualizar animais silvestres como capivaras, gambás, caranguejos e uma variedade de aves, em uma área de 172.625 m².

As recomendações aos visitantes são para usar repelente, trazer os lanchinhos e usar calçado fechado! E é proibido circular de bicicleta no parque, fazer fogo, ligar som mecânico, jogar bola, entrar com animais de estimação e trazer balões para o local.

Serviço
Funcionamento: todos os dias, das 13h às 17h
Local: Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, G. Malta, 122 – Municípios

Casa Linhares

Casa Linhares (Foto: Divulgação)

É um espaço de memória e cultura do sítio histórico da Barra em Balneário Camboriú.

Um local que congrega espaço de exposições, biblioteca setorial, oficinas de cultura popular e aos finais de semana venda de artesanato com identidade cultural. O casarão foi construído com tijolos maciços, madeira trabalhada manualmente e janelas coloniais.

Serviço
Funcionamento: todos os dias, das 13h às 19h
Local: Rua Emanoel Rebelo dos Santos, 1079 – Barra

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso (Foto: Divulgação)

Erguida em 1810, é a primeira igreja de Balneário Camboriú. Sua construção pode ser associada ao processo de povoamento da faixa costeira do território de Santa Catarina, com o objetivo de garantir sua integração à América Portuguesa.

É a única edificação de arquitetura colonial remanescente na cidade. Patrimônio tombado pelo município e pelo estado.

Serviço
Local: R. Emanoel R. dos Santos – Barra do Camboriú

Passarela Estaiada Manoel Firmino Rocha

Passarela Estaiada Manoel Firmino Rocha (Foto: Divulgação)

Conhecida também como Passarela da Barra, tem 190 metros de comprimento. Destes, 114 metros são de vão livre. A estrutura tem ainda 57 metros de altura, equivalente a um prédio de quase 20 andares.

A passarela recebeu o nome de Manoel Firmino Rocha em homenagem ao primeiro balseiro do rio Camboriú, na década de 1950.

Hoje, tem o objetivo de interligar pedestres e ciclistas da Barra Sul ao bairro da Barra. Tem ainda como atrativos, a vista incrível para tirar aquela foto com o cenário da Praia Central, Rio Camboriú e bairro da Barra.

Serviço
Funcionamento: todos os dias
Local: Avenida Normando Tedesco, 1743 – Centro

Passarela Estaiada Manoel Firmino Rocha (Foto: Divulgação)

Praça da Bíblia

Praça da Bíblia (Foto: Divulgação)

A área é conhecida por valorizar a arte, especialmente pelos grafites coloridos feitos por artistas locais, que também atraem a atenção dos visitantes.

É um local excelente para passear, fazer compras e desfrutar de momentos especiais com família e amigos, imersos na arte e na decoração.

Nela temos o monumento da Bíblia, onde em 2007, a artista plástica Lígia Spernau iniciou a concepção da obra da Bíblia a pedido da União de Pastores (UNIPAS), em colaboração com o artista Jorge Schröder. A obra foi concluída e entregue no ano seguinte, em 2008.

Serviço
Funcionamento: todos os dias
Local: Avenida da Lagoa, Centro

Feiras de Arte

Feira em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)

Um espaço onde artesãos locais comercializam uma variedade de itens, incluindo produtos com identidade cultural.

Serviço
Feira da Praça da Cultura: sábado 9h às 15h
Feira da Praça do Pescador/Barra: domingo 10h às 16h
Feira da Rua 200, no Boulevard: quartas e sábados: 6h às 12h

“Museu a Céu Aberto”

Museu a céu aberto em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)

A partir dos anos 90 o município passa por diversas ondas de manifestações culturais urbanas. Documentos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú de 2005 descrevem o potencial do município como uma galeria “A Céu Aberto”.

A ideia de criação de um museu ganha forma em 2021, onde a cidade com seus elementos artísticos passa a ser vista como um espaço propício para o desenvolvimento de ações museológicas.

Atualmente tem mais de 300 obras de artes espalhadas por cada canto da cidade desde monumentos, grafites, estátuas e esculturas que podem ser identificados através do site: www.culturabc.com.br/museu.

Museu a céu aberto em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)
Museu a céu aberto em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas