Uma cobra muçurana (Pseudoboa nigra) foi encontrada por banhistas e resgatada por uma equipe da Guarda Ambiental na faixa de areia da Praia da Enseada, no Canto do Tortuga, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Segundo a prefeitura, a Guarda Ambiental fazia patrulhamento no local e foi acionada por banhistas que passeavam em motos aquáticas, no último domingo (4). O animal estava próximo à área de lazer náutico, em frente a Avenida Miguel Estéfano.
De acordo com a administração municipal, as testemunhas informaram aos guardas que encontraram a serpente perto de um morador em situação de rua, que aparentava estar alcoolizado.
A equipe da Guarda Ambiental capturou o animal e, em seguida, realizou a soltura da cobra em uma área de mata no Morro Sorocotuba, na Estrada de Pernambuco. A orientação da prefeitura em situações como essa é acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelos números 3344-1440 ou 153.
Cobra muçurana
O biólogo Eric Comin informou que a Pseudoboa nigra é uma serpente da família Colubridae, que é mais conhecida como cobra-preta ou muçurana e não é venenosa
Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.
“Esta espécie é dócil e tem como defesa a sua coloração juntamente aos seus hábitos noturnos. Sua fuga é lenta e quando manuseada esconde a cabeça embaixo do corpo”, disse o especialista.
A cobra muçurana é importante na cadeia alimentar, pois controla a quantidade de roedores. “Devido a alguns tipos de aniquilamento, a Pseudoboa nigra está quase ameaçada de extinção”.
Ainda de acordo com o biólogo, as fêmeas da espécie possuem comprimento maior que os machos quando atingem a idade adulta. Os machos, porém, possuem calda maior, pois acomodam o hemipênis [orgãos reprodutores, são mais de um] .
Fonte: G1