Uma cobra da espécie Dipsas neuwiedi, popularmente conhecida como ‘dormideira’, assustou moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo, ao ser achada dentro do capô de um carro. A serpente não venenosa foi removida do veículo por uma equipe especializada no resgate de animais.
O biólogo Thiago Malpighi, que participou da ação, contou, nesta quinta-feira (14), detalhes do episódio, que aconteceu na tarde de quarta-feira (13). A dormideira estava dentro do motor de um carro que aguardava manutenção.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e tentou remover o animal, mas não conseguiu. Então, o especialista foi acionado.
Malpighi conta que havia capturado um filhote de jararaca verdadeira (Bothrops jararaca) pouco antes de ser acionado para o caso da cobra no capô do carro, também em Peruíbe. Assim, quando foi auxiliar no resgate da dormideira, a jararaca estava em seu carro.
Chegando ao local, a equipe conseguiu localizar a retirar a dormideira do capô do carro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O especialista conta que é comum confundirem jararacas com dormideiras. As duas possuem colorações parecidas, e formatos geométricos que, em um primeiro momento, podem parecer semelhantes. Por isso, ele aproveitou para apresentar aos moradores as principais diferenças entre as espécies, para evitar futuros sustos desnecessários.
Fonte: G1