As cidades do Litoral Norte de São Paulo recolheram mais de 300 toneladas de lixo das praias depois das comemorações de Ano Novo. O total recolhido foi de, no mínimo, 323 toneladas – São Sebastião foi o único entre os quatro municípios da região que não divulgou o balanço dos trabalhos.
A cidade com maior quantidade de lixo recolhido foi Caraguatatuba, com 210 toneladas. Ubatuba, por sua vez, recolheu 101 toneladas de lixo após a virada, enquanto em Ilhabela a quantidade foi de 13 toneladas.
Confira os detalhes de cada cidade:
Caraguatatuba
A prefeitura da cidade informou que equipes de limpeza da secretaria de serviços públicos iniciaram os trabalhos às 4h da madrugada de domingo, dia 1º. As 210 toneladas de lixo foram retiradas da faixa de areia e calçadão das praias.
O serviço foi chamado de ‘Operação Virada’ e contou com o apoio de 200 funcionários, que percorreram o município de ponta a ponta.
A ação seguirá até o dia 10 de janeiro, com a limpeza diária das praias, das 6h às 13h. O serviço conta com o apoio de veículos como varredeiras mecânicas, caminhões e outros maquinários.
Ilhabela
De acordo com a cidade, o trabalho de recolhimento do lixo contou com o auxílio de dez caminhões e quatro máquinas, além de toda a equipe limpeza pública e dos bolsistas do programa SOS Trabalho. O total de lixo foi destinado ao aterro.
Os locais onde ocorreram as queimas de fogos na cidade e os pontos de maior circulação de turistas foram os principais pontos de limpeza , que entrou em ação às 6h do dia 1º de janeiro.
Ubatuba
Em Ubatuba, as ações começaram às 2h do dia 1º de janeiro e seguiu até as 7h, com as limpezas das praias Grande, Maranduba, Enseada, Perequê-Açu, Cruzeiro, Itaguá e Itamambuca.
No total, cerca de 80 pessoas, incluindo as equipes de varrição da orla, recolheram as 101 toneladas de lixo. A força-tarefa encaminhou os resíduos recolhidos ao transbordo.
Além da programação de virada do ano, a coleta nos bairros foi reforçada durante a temporada. Essa medida teve início no dia 20 de dezembro e permanece até março deste ano .
Fonte: G1