As prefeituras das nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, informaram nesta terça-feira (22) que vão manter o cancelamento de blocos de carnaval, desfiles e outros festejos organizados pelos municípios, pelo segundo ano consecutivo. Apesar disso, os pontos facultativos permanecem.
A Prefeitura de Santos informou, por meio de nota, que, devido ao aumento de casos de Covid-19 causado pela variante ômicron, o desfile das escolas de samba, que seria realizado em fevereiro, foi adiado. A nova data do evento ainda será decidida e anunciada, quando os indicadores da pandemia apontarem queda de casos e internações em decorrência da doença.
Para quem ainda quiser aproveitar o carnaval, clubes e casas noturnas podem realizar festas, contanto que solicitem autorização à prefeitura. Com a aprovação, a agremiação recebe o alvará de licença provisório, emitido pela Secretaria de Finanças. Para mais informações sobre como obter essa documentação, os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Santos. Até o momento, o Clube dos Ingleses foi a primeira e única agremiação a efetuar o pedido.
A Prefeitura de Santos ainda informa que, de segunda (28) a quarta-feira (2) a cidade instaurou ponto facultativo.
A Prefeitura de Cubatão também informou que a decisão de não realizar eventos no carnaval segue mantida. O governo municipal optou pelo cancelamento conforme as recomendações do Comitê Estratégico Municipal Covid-19.
Contudo, segundo a prefeitura, os pontos facultativos estão mantidos, de segunda a quarta-feira. O expediente será retomado a partir de 3 de março (quinta-feira).
Somente alguns serviços ficam excluídos do ponto facultativo: atendimento emergencial de saúde; coleta de lixo domiciliar; vigilância; fiscalização da receita, das obras públicas e particulares; cemitério; velório; varrição de ruas; feiras livres e transporte de água para uso doméstico.
Em Peruíbe, o carnaval de 2022 foi cancelado e não haverá qualquer festividade pública promovida, realizada, organizada ou apoiada pela prefeitura. Porém, o ponto facultativo na cidade permanece na segunda-feira e terça-feira (1º). Na quarta-feira de Cinzas, haverá expediente no mesmo horário dos demais dias úteis do ano.
Em Praia Grande, apesar de não ser permitida a realização de bandas e blocos de carnaval, a cidade ainda promove a Estação Verão Praia durante o feriado prolongado. O evento oferece arenas temáticas distribuídas pelas praias do município, todas com entrada gratuita.
A cidade também declarou ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta de segunda a quarta-feira.
Em Mongaguá, não haverá eventos organizados pelo município. O expediente também ficará suspenso nas repartições públicas na segunda e terça-feira. Os serviços essenciais (como segurança, limpeza e pronto atendimento da saúde) funcionarão de forma ininterrupta.
A prefeitura ainda ressalta que os atendimentos de vacina na semana do carnaval serão realizados na quarta, quinta e sexta-feira (4). Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
Em Itanhaém, durante o período de carnaval, não serão realizados eventos públicos. Os pontos facultativos serão mantidos na segunda e terça-feira. Porém, os eventos privados estão autorizados, desde que cumpram os protocolos sanitários e as limitações de público.
A vacinação para o público em geral ocorrerá apenas no sábado (26), das 8h às 16h, no Posto Volante de Vacinação do Turismo, na Rua Aécio Menucci, 281, no Centro.
A Prefeitura de Bertioga segue com o cancelamento do evento ‘Carnaval é + Família’. De acordo com o calendário administrativo, na segunda e na terça-feira, a cidade mantém os pontos facultativos.
Guarujá também decidiu pela não realização do carnaval no município. Por isso, não haverá desfiles de blocos, bandas e escolas de samba. A medida tem caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações, em função da pandemia.
Os eventos particulares estão permitidos, porém, sujeitos ao regramento do Plano São Paulo, do Governo do Estado. A administração ainda lembra que o passaporte vacinal é recomendado para o ingresso em estabelecimentos fechados.
Além disso, a cidade permanece com o ponto facultativo de segunda até quarta-feira.
A Prefeitura de São Vicente afirma que manteve os pontos facultativos de segunda a quarta-feira. A Secretaria de Turismo (Setur) informou que eventos como shows e desfiles de blocos de carnaval seguem suspensos. Segundo a administração, mesmo com a redução de casos, internações e óbitos no município, a Covid-19 ainda faz muitas vítimas, e o cumprimento dos protocolos sanitários continua sendo necessário.
Fonte: G1