Chuva forte com vento e raios atinge a Baixada Santista e deixa ruas alagadas; Fotos

Uma forte chuva, com vento e raios, atingiu as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na noite desta quarta-feira (30), marcando a chegada de uma frente fria. Ruas ficaram alagadas e causaram transtornos à população. A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um alerta para a mudança climática na região.

Moradora fez registro de raio caindo em Santos, SP (Foto: Érica Bauer/G1)

A chuva atingiu a região antes mesmo do previsto pelo órgão estadual, que era quinta-feira (31), e em poucas horas foram registrados pontos de alagamento na maior parte dos municípios. Além disso, alguns bairros registraram breves quedas de energia devido ao temporal.

Raios foram registrados em Santos, SP, na noite desta quarta-feira (30) (Foto: Nicole Leslie/g1)

Uma moradora da Rua Alexandre Martins, no bairro Aparecida, em Santos, registrou a rua cheia de água, cobrindo, inclusive, parte dos veículos que estavam estacionados na via. Também houve relatos de quedas de árvores em alguns trechos.

De acordo com a Defesa Civil, nos próximos dias, as chuvas intensas podem vir seguidas de raios e vento. Na região, a previsão é de que chova entre 200 mm e 250 mm no período. Apenas na cidade de Santos, o volume de chuva previsto é entre 70 mm e 130 mm nos próximos três dias.

Rua Alexandre Martins, em Santos, ficou alagada com as fortes chuvas (Foto: Arquivo Pessoal/Maria Pitarello)

A recomendação da Defesa Civil é de atenção especial para as áreas mais vulneráveis, devido ao risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e vento. Em caso de emergências, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, caso haja vítimas.

Além disso, a Defesa Civil envia alertas via SMS à população. Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 informando o CEP de onde reside. Assim, alertas específicos serão enviados quando o órgão julgar necessário.

Alguns bairros de Santos registraram queda de energia com o temporal (Foto: Nicole Leslie/g1)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas