Em Outer Banks, uma praia na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, casas construídas na beira da praia estão sendo engolidas pelo avanço do mar. O último episódio aconteceu na sexta-feira (16), e foi registrado por um frequentador da praia que caminhava pelo local na hora.
Segundo o Serviço Nacional de Parques dos EUA, o desabamento foi o sétimo a acontecer na região de Rodanthe em quatro anos e os visitantes devem ficar longe das praias próximas deste trecho do litoral. A entrada do público foi fechada até que os destroços terminem de chegar à costa e sejam recolhidos.
Um alerta do serviço do parque avisa sobre “riscos expostos, como sistemas sépticos residenciais, fios, canos e pedaços de concreto quebrados”. “Detritos perigosos podem estar presentes na praia e na água por mais de 20 quilômetros”, afirmou o departamento.
A casa de praia estava desocupada no momento e não houve relatos de feridos no desabamento. Segundo as autoridades, o colapso foi provavelmente causado pelo aumento das ondas oceânicas devido ao furacão Ernesto, que atingiu as Bermudas no início do sábado (17), trazendo ventos de até 130 km/h e ondas superiores 10 metros, e também pela erosão da praia devido ao aumento do nível do mar ligado à crise climática.
Fonte: Um Só Planeta