Quatro pessoas estão desaparecidas após de afogarem no mar na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Entre as vítimas, está um adolescente de 14 anos que foi levado pela correnteza na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, após tentar salvar o pai. As buscas são feitas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).
Os incidentes aconteceram durante o feriado de Páscoa, entre 15 e 17 de abril. De acordo com o GBMar, duas pessoas estão sumidas em Guarujá, e outras duas em São Vicente.
Em Guarujá, os guarda-vidas entraram no mar para resgatar três pessoas, e duas foram salvas. A terceira vítima, um adolescente de 14 anos, tentava salvar a vida do pai, mas foi arrastado pela correnteza. Conforme apurado, o pai do garoto foi retirado da água ileso.
Ainda conforme o GBMar, o jovem usou uma prancha de bodyboard para tentar resgatar o pai, mas não teve sucesso. A prancha foi localizada logo após o incidente, que ocorreu na sexta-feira (15). A corporação afirmou que os bombeiros continuam as buscas pelo jovem, que morava em Campinas (SP).
O GBMar reitera que realiza diversas ações para evitar afogamentos, principalmente em épocas de feriado. Na última operação, em todo o litoral paulista, foram realizadas 24.152 prevenções com 21 embarcações em operação, e 66 pessoas foram salvas de afogamentos.
Ações para evitar afogamento
Conforme divulgado pelos bombeiros, as pessoas devem ficar atentas e seguir alguns conselhos para evitar afogamento e acidentes:
- Procure praias com guarda-vidas;
- Respeite as sinalizações de perigo;
- Crianças devem ficar sempre próximas dos responsáveis, com pelo menos um braço de distância;
- Evite ultrapassar a água acima da linha da cintura;
- Se beber, evite entrar no mar, rios e piscinas;
- Peça ao guarda-vidas pulseiras de identificação para as crianças;
- Ao menor sinal de mudança de tempo, ou formação de nuvens escuras, saia do mar, praia, piscina e locais descobertos.
Fonte: G1