Autoridades investigam incêndio que destruiu 5 carros, explodiu bueiros e causou pânico no litoral de SP

Autoridades de Praia Grande, no litoral de São Paulo, investigam as causas do incêndio generalizado que atingiu a cidade e causou pânico à população na noite de terça-feira (22). O fogo começou em um carro estacionado próximo a um posto de combustíveis, no bairro Parque das Américas, se alastrou e atingiu outros veículos e galerias pluviais, ocasionando explosões e destruição em diversas ruas.

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, o diretor da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, disse que, nesta quinta-feira (24), junto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foi realizada uma vistoria nas canaletas e galerias pluviais, para garantir aos moradores que não há mais presença de combustíveis e vapores. “Todo o trabalho de conscientização para garantir que a população possa ter uma vida normal. Não existe mais o risco de explosão ou de qualquer tipo de combustível que possa encontrar nas canaletas”, explica.

Incêndio assustou moradores na noite de terça-feira (22) em Praia Grande, no litoral de São Paulo — Foto: Praia Grande Mil Grau
Incêndio assustou moradores na noite de terça-feira (22) em Praia Grande, no litoral de São Paulo (Foto: Praia Grande Mil Grau)

Segundo Souza, um cronograma foi montado para a mitigação do risco no local. “Foi colocado na caixa um material absorvente, junto com areia, para que, se tivesse presença de combustível, esse material venha a resgatar esse combustível, para evitar o contato com o meio ambiente e com as pessoas, também”.

Em nota, a Cetesb afirmou que técnicos da companhia continuam o trabalho de monitoramento e investigação sobre as causas do acidente, e que, por enquanto, não há novidade.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) disse, também em nota, que as investigações estão em andamento. O caso foi registrado como incêndio culposo na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande.

Posto de combustíveis próximo ao local do incêndio que causou explosões e assustou moradores foi interditado pela ANP — Foto: Nina Barbosa/g1
Posto de combustíveis próximo ao local do incêndio que causou explosões e assustou moradores foi interditado pela ANP (Foto: Nina Barbosa/g1)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em nota, disse que foi acionada na quarta-feira, e que um agente de fiscalização foi deslocado para auxiliar as autoridades locais. Na ação, foram coletadas amostras de combustíveis dos tanques do posto, e os testes locais indicaram que o revendedor, além dos problemas de segurança que deram causa ao acidente, também estava armazenando e comercializando gasolina comum fora das especificações (61% de etanol, quando o correto é 27%).

O etanol hidratado comum também estava fora de especificações nos aspectos teor alcoólico e massa específicas. Amostras adicionais foram coletadas para análise laboratorial detalhada.

Por essa razão, a ANP autuou e interditou o posto, devido à falta de segurança nas instalações e por armazenar e comercializar combustíveis fora das especificações. A desinterdição será efetuada após o estabelecimento provar a solução dos problemas de segurança e qualidade dos combustíveis.

Paralelamente à ação de fiscalização, o sócio administrador do posto foi contatado para que tomasse as providências com relação ao produto remanescente, de forma a minimizar os riscos a pessoas, meio ambiente e patrimônio.

Veículos foram atingidos pelas chamas na noite de terça-feira (22), em Praia Grande, SP — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Veículos foram atingidos pelas chamas na noite de terça-feira (22), em Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Relembre o caso

Um incêndio iniciado em um carro próximo a um posto de combustíveis no bairro Parque das Américas, em Praia Grande, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. Segundo apurado, o combustível que vazou do veículo em chamas atingiu a galeria pluvial, provocou explosões e um grande incêndio em bueiros, que se alastrou pelas ruas e destruiu vários carros.

Diversos bueiros acabaram explodindo, provocando incêndio em vários outros carros e pânico na população. As chamas foram controladas, e o trabalho foi finalizado por volta da 0h45 de quarta-feira, segundo a corporação. Não foi necessário trabalho de rescaldo, apenas uma perícia técnica para identificar a origem do incêndio.

Incêndio destruiu 5 carros, explodiu bueiros e causou pânico e correria em Praia Grande, SP — Foto: Reprodução/Nina Barbosa/ g1
Incêndio destruiu 5 carros, explodiu bueiros e causou pânico e correria em Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/Nina Barbosa/ g1)

Moradores da avenida onde ocorreu o incêndio afirmam que viveram momentos de medo e apreensão. Ninguém ficou ferido, mas testemunhas descreveram a situação como um “filme de terror”.

A faxineira Eliana Cristina Menezes Santos, de 55 anos, disse que a situação causou pânico em todos os moradores. “Todo mundo gritando, correndo, foi aquele desespero total, porque todos os bueiros começaram a sair fogo e levantar as tampas. Estou sem dormir. Nunca vi uma coisa dessas. Foi um filme de terror. Eu nasci de novo”, diz.

O mecânico Uilson Finzetto Junior, de 53 anos, teve um dos carros destruídos pelas chamas, e está indignado com a situação. “A revolta é grande, por falarem que foi de um tanque de carro ou da minha oficina que começou o incêndio, sem primeiro ter um resultado de perícia ou saber o que realmente aconteceu”.

Moradores registraram as chamas saindo de bueiros em Praia Grande, SP — Foto: Reprodução
Moradores registraram as chamas saindo de bueiros em Praia Grande, SP (Foto: Reprodução)

A dona de casa Waldelice Fagundes dos Santos, de 51 anos, ficou em estado de choque. “Foi um filme de terror, a gente correndo, os carros não sabendo para onde iam. Pensei que iríamos morrer todos queimados. Foi horrível”, diz.

Imagens de câmeras de monitoramento de um comércio em Praia Grande mostram o início do incêndio. Nelas, é possível observar que uma mulher alerta as pessoas próximas sobre as chamas, e aponta para conferirem a cena. Em poucos segundos, o fogo se espalha para a calçada do comércio. Com medo, a mulher e um homem, que estavam próximos às chamas, fogem correndo. Ele vai à pé, e ela entra em um carro.

Em questão de segundos, outra mulher sai do comércio e mexe em uma bicicleta, indicando que sairia com o veículo, mas quando percebe a proximidade das chamas, desiste e sai correndo. Enquanto isso, a primeira mulher aguarda dentro do carro, até que outra surge correndo de dentro do comércio segurando um cachorro, entra no veículo e ambas fogem.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas