Uma árvore de grande porte caiu após fortes ventos, na madrugada desta quarta-feira (18), e interditou a Avenida Senador Pinheiro Machado, no Canal 1, entre as ruas Doutor Vital Brasil e Joaquim Távora, em Santos, no litoral de São Paulo. Ninguém ficou ferido.
Segundo apurado pela reportagem, a árvore caiu em cima da fiação de telefonia, internet e energia elétrica. O trecho ficou interditado por aproximadamente três horas e os motoristas tiveram que fazer alguns desvios para conseguir ter acesso ao Canal 2.
Alguns moradores da região ficaram sem energia elétrica. Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga, por volta das 12h20, duas residências permaneciam sem fornecimento elétrico.
A prefeitura de Santos, por meio da Defesa Civil, informa que, até o momento, foram registradas quedas de cinco árvores nesta madrugada, em virtude da ventania, mas que não houve registro de feridos. Uma das ocorrências foi registrada na Rua República da Argentina, 66. Neste local, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez o desvio do trânsito na Rua Ceará com acesso à Avenida Francisco Glicério.
Ainda de acordo com a prefeitura, uma árvore caiu sobre a ciclovia também no Canal 1 (Centro/praia) com a Rua Joaquim Távora, mas a área já foi liberada.
Duas árvores caíram na Avenida Senador Pinheiro Machado, uma em frente ao número 327 e outra na esquina com a Barão de Penedo. Na Zona Noroeste, foi registrada a queda de uma árvore de pequeno porte na Rua Maria Patrícia, no bairro Santa Maria.
A Defesa Civil já acionou o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) da prefeitura de Santos para a retirada das árvores.
A CPFL Piratininga afirma que a queda de uma árvore danificou componentes da rede elétrica na região das ruas Doutor Vital Brasil e Joaquim Távora, em Santos. A área está isolada para que o Corpo de Bombeiros faça a remoção da árvore. Após isso, equipes da CPFL atuarão para recompor a rede danificada.
Ventania ocorrências na região
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que houve queda de árvore na Avenida Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, 113, Parque das Bandeiras, durante a madrugada desta quarta-feira (18). A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) foi acionada e a removeu prontamente.
Mongaguá
A Defesa Civil informa que duas ocorrências de queda de árvore foram registradas, mas que já estão sendo solucionadas.
Bertioga
A Defesa Civil de Bertioga informa que atendeu cerca de seis ocorrências para queda de árvores nos bairros Centro e Guaratuba, mas não houve vítimas. O órgão segue atuando em estado de atenção. Chamados de urgência e emergência podem ser feitos pelo 199.
Peruíbe
A Secretaria Municipal de Defesa Social de Peruíbe informa que os fortes ventos que atingiram a Baixada Santista causaram duas ocorrências de queda de árvores na cidade.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que, até o momento, a Defesa Civil da cidade registrou cinco ocorrências de queda de árvore, mas não houve vítimas.
O semáforo da Avenida Santos Dumont com a Rua Idalino Pinez também teve o braço do foco semafórico deslocado em decorrência dos fortes ventos. Uma equipe de reparos já foi enviada para fazer o realinhamento e uma alteração do sentido de via da Rua Ema já foi implantada.
No momento, as desobstruções das vias estão sendo realizadas pelos agentes da Defesa Civil em conjunto com as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros.
Cubatão
De acordo com a Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos, houve sete quedas de árvores e galhos em diferentes bairros da cidade como Centro, Vila Nova, Jardim Costa e Silva, Parque Fernando Jorge e Ilha Caraguatá. As equipes estão trabalhando na remoção da vegetação. Não houve feridos, nem danos materiais.
A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) informa que dois semáforos ficaram sem funcionar, cruzamento da Avenida Miguel Couto com a Avenida Manoel Jorge, e um na Vila Elizabeth. Equipes estão realizando manutenção.
Fonte: G1