Um arco-íris duplo foi registrado na orla de Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (17) de Páscoa. O fenômeno, considerado raro, é causado pelo reflexo da luz solar em grandes gotículas de chuva suspensas.
As luzes surgiram no bairro Ponta da Praia. Nas imagens, é possível ver que os arcos formam meios círculos, que iniciam e terminam no mar. A designer de interiores Grazielle Diniz, de 31 anos, que registrou a cena, disse que foi a primeira vez que observou o fenômeno tão próximo.
“Senti que podia tocar no arco-íris, de tão perto”, revela.
Arco-íris duplo
O arco-íris é um fenômeno meteorológico que ocorre quando acontece um processo chamado refração. A luz solar encontra gotículas suspensas na atmosfera, e essa luz, que é branca, é dividida em espectros coloridos. O cenário geralmente acontece após chuvas, que deixam gotículas suspensas no ar.
O fenômeno duplo é considerado raro porque acontece apenas quando a luz do sol encontra gotículas maiores, e assim, acaba sofrendo a refração duas vezes. Nesse caso, um arco-íris aparece mais visível, e o outro, que sempre aparece acima dele, um pouco mais fraco. O segundo apresenta as cores invertidas do principal, como um reflexo.
Fonte: G1