Um arco-íris duplo chamou a atenção de moradores e turistas em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde deste sábado (13). Em entrevista, um especialista explicou que o fenômeno, considerado raro, é causado pelo reflexo da luz do sol em gotas maiores de chuva.
Segundo o meteorologista Carlos Medeiros Ineu Júnior, o arco-íris é um fenômeno meteorológico que ocorre quando há um processo chamado refração. A luz do sol passa pelas gotículas de água nas nuvens quando o tempo abre após uma pancada de chuva, formando um arco com ângulo de 40 a 42 graus, com sete cores.
Por sua vez, o arco-íris duplo, de acordo com o meteorologista, é um fenômeno bastante raro, que ocorre quando a luz do sol passa por gotas maiores, e acaba sofrendo a refração duas vezes. Nesse caso, um arco-íris aparece mais visível, e o outro aparece sempre acima, um pouco mais fraco e com as cores invertidas, como reflexo do primeiro.
“Para esse fenômeno [arco-íris duplo] acontecer, precisa vir uma pancada de chuva forte e, logo em seguida, abrir o tempo. Isso acontece por conta da quantidade de água presente nas nuvens. Quanto mais forte a chuva, maior a chance de ter gotas maiores e, caso o tempo volte a abrir rapidamente, maior também a chance de vermos esse segundo arco-íris, que é bastante raro”, explica.
As imagens foram registradas no bairro Vila São Jorge, mas o fenômeno foi visto de vários pontos da cidade, na tarde deste sábado. As fotos mostram um arco-íris mais visível e, logo acima, um segundo arco-íris um pouco mais apagado, como descrito por Medeiros.
O especialista ainda explica que esse fenômeno tende a acontecer mais na atual estação, a primavera, e no verão, porque começam a ocorrer mudanças climáticas mais frequentes em um mesmo dia, característica presente nas duas estações.
Fonte: G1 –