Uma arara-canindé de estimação sobrevoou a praia de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira (15) e encantou banhistas. Segundo a prefeitura, a ave escapou do tutor e foi capturada pela Guarda Civil Municipal, mas fugiu novamente. Não há informações se ela foi recolhida e voltou para casa.
O animal foi visto na altura do bairro José Menino. Banhistas e trabalhadores que estavam por perto aproveitaram para admirar e registrar a visita da arara.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/Y/lBp2LlRq2oiVQd27B8Sw/arara-fugiu-foi-encaminhada-ao-orquidario-e-escapou-novamente.jpeg)
De acordo com a administração municipal, o tutor da ave tem documentação e o animal está com uma anilha de registro e identificação.
A Guarda Civil Municipal conseguiu recolher o animal e a arara foi encaminhada ao Orquidário de Santos, de onde escapou novamente. De acordo com a prefeitura, o tutor estava na praia perto da ave tentando capturá-la, mas não há informações se ele obteve êxito.
Arara-canindé
A arara-canindé (Ara ararauna) é conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela e ara-arauna. Ela não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas.
Ela tem cauda longa, coloração azul no dorso e amarelo-dourado desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Ela é encontrada desde a Amazônia até o Paraná.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/8/C/vf4Or5QRK4IFb0aBemtQ/segundo-a-prefeitura-ave-tem-tutor.jpg)
Fonte: G1