Você já visitou São Sebastião, e ficou olhando para o horizonte, lá da praia com aquela imensa vontade de conhecer as ilhas que vemos de longe?
Um Paraíso que tem um dono muito hospitaleiro
Bem próxima d’As Ilhas, a Ilha das Couves fica escondidinha atrás para quem olha das praias. Mas também é um local único de belezas particulares. Bastante confundida com a famosa ilha de mesmo nome em Ubatuba, a Ilha das Couves de São Sebastião é completamente diferente.
O local é uma propriedade particular, administrada por um casal super hospitaleiro. Assim, a Ilha das Couves possui estruturas de camping, cozinha, banheiros e diversos pontos de mergulho. É possível conhecer a ilha em uma das aventuras de Canoa Havaiana saindo da Praia de Juquehy. Já para quem procura um conforto melhor, a opção é o passeio de barco Rota das Ilhas que te leva pra conhecer as três ilhas costeiras, incluindo as Couves.
COMO CHEGAR?
Barco
Para chegar até a Ilha pode ser de barco ou embarcações a remo como caiaques, stand up paddle e canoas. Há saídas de barco das praias de Barra do Una, Juquehy, Camburi e Boiçucanga. O passeio mais conhecido é a Rota da Ilhas, que te leva para conhecer as 3 ilha costeiras.
Canoa Havaiana
Outra forma de visitar As ilhas é nos passeios de Canoas Havaianas que saem da Praia de Juquehy. Todos com acompanhamento de Guias.
O QUE FAZER?
Mergulho Livre
Além de poder mergulhar e conhecer a vida marinha da Ilha. O visitante também pode optar por usufruir das instalações da Ilha das Couves, como banheiros, água doce, cozinha, churrasqueira e até pernoitar em barracas no Camping Vagalume. A Ilha também possui trilhas e outras partes para conhecer caminhando. Dormir na Ilha das Couves, sem dúvida, é a grande experiência do local.
O QUE LEVAR?
Na Mochila
Para qualquer passeio náutico é legal levar sempre protetor solar, chapéu, óculos de sol, capa de chuva ou corta vento e também lanches e água. Leve também, se tiver, uma bolsa estanque que proteja seus pertences da água.
Para quem vai acampar na Ilha, recomendamos além da barraca, colchão inflável ou sacos de dormir, roupas de cama e banho e utensílios próprios de cozinha e higiene pessoal. Lembre-se, menos é mais. Carregue somente o necessário!
Lembre-se sempre de trazer TUDO de volta!
CURIOSIDADE
Ilha Receptiva
A Ilha possui sua propriedade particular documentada há mais de 50 anos. Uma das primeiras ilhas particulares da região. Seu Manoel, ou Maneco, é o dono da Ilha, ainda vivo com seus mais de 90 anos. Ele cedeu a Ilha das Couves para o casal amigo Maria e David administrarem voluntariamente para ele. Hoje a Ilha movimenta o ecoturismo local e recebe turistas do mundo inteiro. David é americano e Maria brasileira, uma mistura e tanto para receber todas as tribos nesse paraíso tropical.